Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Rosagallica4

A Rosa gallica é um arbusto pequeno da família das rosáceas, de folhas geralmente com cinco folíolos ovados ou orbiculares e flores grandes, de um tom vermelho vivo, nativo da Europa e da Ásia, cultivado como ornamental e como medicinal. Também é conhecida pelos nomes de rosa-francesa, rosa-vermelha, roseira-francesa e roseira-rubra. Pode chegar a 2 m de altura, adapta-se a todos os solos, raramente tem doenças, pode fazer-se dela o que se quiser.
Pode ser usada como arbusto ou trepadeira.
Sol direto ou meia-sombra, sebes.

Batizada Rosa gallica officinalis pelos botânicos, essa flor soberba, de aroma inebriante, também era conhecida pelo nome de “rosa dos boticários”, em razão de suas múltiplas propriedades medicinais.

É cardiotonica, adstringente; indicada para afecções da garganta, boca e atonia digestiva. Como floral a rosa rubra restaura a capacidade de amar. Traz a força para suportar as provas necessárias da vida. É a flor da paixão. Afrodisíaco, atua como anti-depressivo, estimulante energético.

A “Rosa Gallica” é natural do centro e do sul da Europa. A história das gallicas perde-se no tempo. Foram das primeiras roseiras cultivadas em jardins. Uma das mais conhecidas, a R. Gallica “Versicolor”, também conhecida por “Rosa Mundi”, foi exaustivamente analisada pelo botânico Clausius em 1583.A Imperatriz Josephine, no início, do século XIX, possuía uma coleção de mais de 160 variedades de Gallicas no famoso Jardim de Malmaison. Só florescem uma vez no Verão e as cores das suas flores variam entre o rosa, o branco e o vermelho escuro.

flor vermelha

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post