Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




pata-de-elefante
Nome Científico: Beaucarnea recurvata
Nome Popular: Pata-de-elefante, nolina, biucarnea
Família: Ruscaceae
Origem: México
Ciclo de Vida: Perene

A pata-de-elefante é uma planta arbustiva, de textura semi-lenhosa e aspecto escultural. Apesar de se assemelhar com as palmeiras, a pata-de-elefante não é uma palmeira verdadeira. Ela é considerada um arbusto ou arvoreta, que pode alcançar cerca de 5 metros de altura quando adulta. Seu tronco é muito ornamental, geralmente único com a base dilatada, para o armazenamento de água. Uma adaptação para sobreviver por longos períodos de estiagem.

Suas folhas são muito belas também, com um aspecto de cabeleira, dispostas em densos tufos nas extremidades dos ramos. Elas são coriáceas, achatadas, longas e recurvadas, com margens ásperas. As flores somente são produzidas nos exemplares mais velhos, já arbóreos. Elas despontam em inflorescências longas e eretas, com numerosas flores pequenas e esbranquiçadas. Ocorrem plantas fêmeas e plantas machos (espécie dióica).

As patas-de-elefante fazem muito sucesso no paisagismo, criando pontos de destaque no jardim. Sua beleza imponente e escultural pode ser valorizada isolada ou em pequenos grupos. Encaixa-se perfeitamente em jardins contemporâneos, de inspiração desértica ou tropical. Devido ao lento crescimento, também é muito explorada como planta envasada, enquanto é jovem, para decoração de interiores, pátios, sacadas e varandas. É uma planta que praticamente não exige manutenção, mas que alcança altos valores no mercado de plantas ornamentais.

Deve ser cultivada sob sol pleno, meia-sombra ou luz difusa, em solo fértil, bem drenável e irrigado a intervalos bem espaçados, para evitar o apodrecimento das raízes. É muito rústica, tolerando o calor e o frio, não suportando apenas o encharcamento. Multiplica-se por estaquia e por sementes produzidas apenas nas plantas fêmeas.

33

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



10 Responses

  1. Tenho uma planta (pata de elefante), e está florecendo.
    Gostaria de saber se é macho ou fémea, como saber?

  2. #2
    daniela luiza rua 
    Saturday, 5. February 2011

    tenho uma pata-de-elefante, ela esta com as pontas todas secas o que fazer? minha tia tambem tem uma pois ela aguou com (sulfato ferroso) disolvido em agua e apodou as pontas. isso da serto?

  3. #3
    terezinha aparecida abe 
    Thursday, 28. April 2011

    gostaria de saber como cuidar de minha pata de elefante devo tirar de vez em quando as folhas ou não ? uns dizem que sim como devo fazer ?devo por adubo ou não ?obrigada .

  4. #4
    dulcilene ap martinis 
    Tuesday, 24. May 2011

    tenho 2 patas de elefante ,mas so uma esta avermelhada no centro onde sai as folhas ,o que pode ser e o que devo fazer???? por favor me ajude não quero per-de-la obg se atendida até …..

  5. oi , gostaria de saber que minha pata de elefante esta com manchas, nas folhas o que sera que é?

  6. #6
    Cristina Tojeiro 
    Sunday, 12. February 2012

    Bom dia

    Tenho 15 patas-de-elefante em meu apartamento. Todas lindas e saudáveis. Apenas uma, que é muda, apresentou pequenos pontinhos brancos juntos e sobrepostos, mas muitos, em todas as folhas. Ontem, peguei algodão embebido em água e tirei tudo, ou quase tudo. Custava a sair. Me deu muito trabalho. O que é isso? Alguma praga? Qual? Tem remédios para prevenir essas infestações? Estou preocupada com as outras.

    Att.

    Cristina Tojeiro

  7. tenho duas patas d elefante mas uma tem o caule roxo e a ota verde queria saber o pq obg

  8. Bom dia . Tenho uma pata de elafante já tem uns dois anos e as folhas começaram a ficar com manchas amareladas. O que pode ser??? o que devo fazer????

  9. #9
    Anderson 
    Monday, 20. August 2012

    Ola tenho uma pata de elefante e ela esta dando uma praga, tipo pulgão branco, em baixo das folhas tem um bixinho tipo carrapato.
    Espero que possa me ajudar com essas informações.
    Hoje retirei algumas folhas e matei os bichos. colquei agua de cima para baixo.
    Obrigado

  10. #10
    Elizabeth 
    Sunday, 9. September 2012

    Olá,
    Estava preocupada com a minha planta, pois ela não estava se desenvolvendo. Agora fiquei mais tranquila. Já havia trocado de lugar e pude ver que tinha feito a coisa certa.
    Obrigada

Comente sobre o post