Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




azaleia_0124

As Azaléias devem ser podadas no início da primavera ou quando as flores já estiverem em plena floração.

Os arbustos devem ser podados periodicamente para que a planta tenha espaço para um novo crescimento, mas um corte inadequado pode fazê-la crescer descontroladamente ou danificá-la, evitando futuras florações. Saber o local certo de onde cortar é importante para manter a saúde da planta.

Galhos na sombra
A poda da azaléia começa com ramos sombreados que têm pouca esperança de ver a luz solar, pois são propensos a morrerem e se tornarem velhos. Por isso, é melhor removê-los primeiro.

Corte galhos sombreados na parte de trás do tronco principal, se possível. Se não for possível, basta remover a parte do ramo que está na sombra, ou o que puder ser alcançado com uma tesoura de poda.

Azaléia
Galhos mortos
O crescimento desigual e galhos mortos devem ser removidos da planta. Os maiores podem crescer para fora do arbusto, tornando a planta irregular.

Corte galhos altos em um junção em que um outro ramo começou a crescer. Cerca de 2/3 devem ser cortados. Arranque gentilmente pedaços de galhos mortos com a unha até aparecer o verde da madeira, e corte-o neste ponto.

Manutenção do tamanho
As azaléias crescem vigorosamente e podem ameaçar invadir canteiros, decks e calçadas. A poda ajuda a manter uma forma e tamanho atraente. Identifique os pedaços que estão mostrando sinais de muito crescimento.

Corte as extremidades na junção que há outro ramo crescendo, chegando à parte interior do arbusto. Não tenha medo de cortar profundamente, a poda estimula o crescimento novo que cobrirá buracos.

Azaleia

Estacas e ponteiras
Pequenas estacas podem aparecer ao redor da base de azaléia, sendo susceptíveis a serem sombreadas pelo resto da planta. Por isso, pode-as conforme aparecem.

Com azaléias jovens, é melhor deixar pelo menos três para que novos ramos principais possam se formar. Se a planta estiver com uma aparência magra, retire os novos rebentos para incentivar um crescimento revigorado.

As estacas devem ser fáceis de quebrar, quando dobradas. Faça isso no auge do verão, nos meses de dezembro ou janeiro. Não pode no final da estação, já que nenhum novo crescimento será produzido.

azaleia2
Dicas
* Caso você pode algum galho que pareça doente,  limpe a tesoura com água sanitária diluída antes de aparar o galho seguinte. Isto ajudará a prevenir a propagação da doença aos galhos saudáveis.

* Azaléias florescem apenas uma vez por ano, na primavera. A melhor época para podar é logo depois que as flores sumirem.

* Enquanto estiver aprendendo a podar, só use tesouras de poda. Podadeiras elétricas farão com que suas azaléias desenvolvam galhos pequenos e com vários ramos, que não são muito bonitos.

* Para ter azaléias mais bonitas e saudáveis, pode-as a cada 3 a 4 anos.

* Pode ser bom usar luvas de jardinagem enquanto poda as azaléias, para proteger as mãos de bolhas, cortes e arranhões.

azaleia_3_1
Importante saber
* Não pode as azaléias após meados de dezembro, ou ela pode não florescer na estação seguinte. Azaléias produzem novos botões nessa época do ano, e se você cortá-los, ela não irá reproduzir botões novos até o verão seguinte.

* Não pode arbustos de azaléia em formas quadradas. Devido à forma como os ramos vão continuar a crescer, eles não manterão as formas e vão acabar parecendo disformes.

* Fungo pode se desenvolver em galhos de azaléia no final do verão, resultando em folhas murchas e galhos mortos. Se você observar essas alterações em sua planta, pode-a até que você veja a parte branca da madeira para evitar que o fungo se espalhe.

janel30

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post