Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




goji-berries

Nome Científico: Lycium barbarum
Nome Popular: Goji berry, Bagas de Goji, Goji, Lício da Barbária, Wolfberry
Família: Solanaceae
Origem: Sudeste da Europa e Ásia
Ciclo de Vida: Perene

O goji é um arbusto decíduo e frutífero, que pertence à família das solanáceas (a mesma do tomate e da batata), e é muito popular na China, por ser um alimento saboroso e funcional, considerado até mesmo como remédio.

O goji apresenta caule ramificado, com ramagem esparsa, espinhosa, e textura inicialmente herbácea, que vai gradualmente lignificando com o tempo. Seu porte varia de 1 a 4 m de altura, mas geralmente não ultrapassa 2 m. As folhas são ovaladas, verdes, e podem ser solitárias e alternas ou fasciculadas e em grupos de até três folhas. As flores são hermafroditas, e crescem no verão, em grupos de 1 a 3, apresentando cálice campanulado e corola em formato de funil, de cor roxa. Os frutos surgem no outono e são pequenas bagas oblongas ou ovóices, vermelhas e com cerca de 6 a 16 sementes marrons.

No paisagismo, o goji presta-se como arbusto isolado ou em grupos, sendo interessante para a formação de cercas vivas. Pode ser plantado em vasos e, se lhe for oferecido suporte e amarração, pode ser conduzido como trepadeira. As podas, devem ser realizadas após a frutificação, isso renovará a folhagem e estimulará a formação de um arbusto mais compacto e cheio. É uma espécie interessante para atrair passarinhos, que avidamente devoram os frutos saborosos.

A planta prefere solos bem drenados, não muito leves e suporta solos pobres de todos os tipos. Gosta de sol, mas gosta do solo úmido e tolera bem a exposição marítima.

O Goji pertence à família das solanáceas e é oriundo dos Himalaia, onde é colhida de Julho a Setembro. Tem a aparência de um pequeno tomate-morango, de cor vermelha viva que, segundo a tradição tibetana, é extremamente sensível e delicado pelo que não deve ser tocada pela mão humana, pois quando isso acontece ela transforma a sua cor vermelho-vivo numa outra mais escura, quase negra e perde qualidades. Daí que a sua colheita se faça sacudindo os ramos do Goji e recolhendo o fruto em malhas de bambu, sendo de seguidas as bagas transportadas, lavadas e postas a secar à sombra e posteriormente envasadas, isso sim, sem nunca serem tocadas pela mão humana. O seu sabor único é uma mistura entre noz-suave, tomate-morango frutado, amoras e a cerejas, libertando um particular aroma à fresca fragrância de nozes tostadas.
Porque é que as bagas de goji têm despertado um interesse tão avassalador nos consumidores ocidentais e na comunidade científica?
Além da sua milenar reputação na Ásia, e em concreto no Tibete, na China e na Índia, de extraordinária planta medicinal, o Goji despertou, também, o interesse da ciência ocidental pela sua riqueza nutritiva e antioxidante que deixa a milhas de distância os outros alimentos conhecidos. Na verdade, segundo esses estudos apontam as Bagas de Goji, talvez a fruta de maior riqueza nutritiva conhecida.

Deve ser cultivado sob sol pleno, em solo fértil, levemente alcalino, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Aprecia climas quentes e secos, mas é capaz de se adaptar a ambientes úmidos. Apesar de tolerar o frio, é interessante seu cultivo em estufas no inverno rigoroso de locais temperados. A frutificação inicia-se cerca de 1 a 3 anos após o plantio. Multiplica-se por estaquia de ramos lenhosos e por sementes que germinam com facilidade.

Os benefícios das bagas de Goji
Protegem o corpo do envelhecimento e aumenta a longevidade (conhecido como a fruta da longevidade entre os Tibetanos);
Promove a energia e o bem-estar em geral;
Fortifica e mantêm o sistema imunitário saudável;
Defende e luta contra vários tipos de cancros;
Combate a inflamação e a artrite;
Baixa o colesterol;
Equilibra os níveis de pressão do sangue;
Reduz os níveis de glicose no sangue;
Melhora as cataratas, a visão turva e a audição;
Fortalece e suporta o funcionamento do fígado e dos rins;
Mantêm o sistema nervoso saudável;
Protege a pele dos danos causados pelo Sol;
Combate a formação de celulite;
Ajuda em dietas para perda de peso;
Promove a fertilidade.

BLUEBIRDS

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



3 Responses

  1. boa tarde gostaria de saber qual a distancia de um pé de Goji para o outro, para eu plantar

  2. #2
    Simone marques 
    Thursday, 1. August 2013

    Ola

    Gostaria de saber onde consigo comprar mudas de gojy e se epossivel o plantio no parana

    Obrigada
    Simone

  3. #3
    Ana Buriol 
    Wednesday, 14. May 2014

    Quero comprar mudas desta planta e cultiválas, preciso saber onde compro mudas e como plantálas. obrigada.
    Ana.

Comente sobre o post