Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




gardênias

Nome popular: Gardênia; Jasmin-do-cabo.
Família:
Rubiaceae.
Origem: China.

Arbusto semi-lenhoso, ornamental, florífero e pode atingir até 2 m de altura.
De origem chinesa, possui flores brancas, pequenas, e muito perfumadas, formadas na primavera e verão. As flores podem ser simples e produzir frutos, ou dobradas e estéreis.
É também muito conhecida como Jasmim-do-cabo.

No início da Primavera a gardênia começa a cobrir-se de belas e perfumadas flores brancas. Floresce mais intensamente em regiões de climas mais amenos, como no sul do Brasil.
O seu perfume doce é intenso e é sentido de longe.

Existem cerca de 250 espécies conhecidas como gardênia, porém a mais cultivada e famosa é a Gardenia jasminoides que, recentemente, parece ter sido reclassificada como Gardenia augusta.

Além das flores que, sem dúvida, são o verdadeiro espetáculo da planta, a gardênia produz uma folhagem verde escuro muito bela e brilhante, com o detalhe de que as folhas não caem durante o inverno.

É cultivada como planta isolada, em grupos e ocasionalmente em renques, em terra fértil, a pleno sol.

As mudanças súbitas de temperatura, correntes de ar, variações de umidade e alteração do ângulo da fonte de iluminação podem causar a queda dos botões.
Colocar em local bem iluminado, mas afastada da luz direta do sol, sobretudo quando este é mais intenso.
Sendo uma planta acidófila não tolera águas calcárias porque estas tendem a ter um ph mais elevado. Usar água desmineralizada, como a água da chuva ou engarrafada, ou acidificar a água corrente com gotas de limão ou vinagre, depois de exposta 1 dia ao ar para diminuição de cloro.
Durante o Verão manter a terra úmida mas não molhada e diminuir a rega nos meses mais escuros de Inverno.

Multiplica-se facilmente por meio de estacas, preparadas após o florescimento.

fonte

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post