Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




chamelaucium

Nome Científico: Chamelaucium uncinatum
Nome Popular: Flor-de-cera-de-geraldton, Planta-cera-de-geraldton, Cera-de-geraldton
Divisão: Angiospermae
Ciclo de Vida: Perene

Chamelaucium é um gênero botânico pertencente à família Myrtaceae e engloba cerca de 23 espécies, sendo todas elas oriundas da costa australiana, onde facilmente se encontram em estado natural.
São plantas arbustivas endêmicas e têm as flores semelhantes às da árvore do chá, do gênero Leptospermum.

A espécie mais conhecida como flor-de-cera-de-Geraldton, é amplamente cultivada pelas suas flores vistosas e de dimensão considerável.

A flor-de-cera-de-geraldton é um arbusto ereto e florífero. Esse nome curioso advém do aspecto do centro da flor, que lembra uma vela, com um fundo ceroso e um pavio. Tem uma ramagem esparsa e ramificada, e pode alcançar de 0,5 a 4 metros de altura, dependendo da cultivar. Suas folhas perenes são opostas, parecendo umas agulhas lineares e lembram as folhas do alecrim no aspecto. Apresentam glândulas de óleo e são muito aromáticas, quando algumas folhas são esmagadas entre os dedos.

A floração inicia no final do inverno e pode perdurar até meados do verão. As flores são pequenas, simples, e são encontradas na cor branca, rosa, malva ou roxa. Após a floração, deverá ser podada superficialmente para estimular o crescimento do arbusto. A poda deve ser feita nos ramos mais tenros, não os lenhosos. Sem a poda, a flor-de-cera-de-geraldton pode produzir frutos pequenos, indeiscentes e duros. São raras em cultivo.

No paisagismo geralmente é utilizada na composição com outras plantas de clima seco. No jardim ela pode ser plantada isolada, em grupos ou em renques; mas também adapta-se ao cultivo em vasos e jardineiras. Na Austrália, é uma das flores-de-corte mais populares, com uma durabilidade excepcional após o corte. Pode tornar-se invasiva em algumas situações.

Deve ser cultivado sob sol pleno, em solo bem drenável,  de preferência arenoso ou pedregoso, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos espaçados. Prefere os climas secos, não tolerando encharcamentos ou elevada umidade ambiental. Ideal para áreas litorâneas, com clima subtropical seco ou semi-árido.

É interessante tutorá-la ou oferecer um suporte caso esteja crescendo rápido, pois a tendência é tombar com o crescimento. É uma planta muito rústica e tolera bem geadas.
Multiplica-se por sementes, mas mais comumente por estaquia de ramos lenhosos.

38514

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post