Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f8/Fatsia_japonica.003.JPG

Fatsia japonica (também conhecida como Aralia japonica), a única espécie do gênero cultivada em interior é há mais de um século utilizada como planta de jardim e planta ornamental de vaso. Trata-se de um arbusto de crescimento rápido com caules lenhosos que se ramificam pouco, e que consiste frequentemente num único caule robusto que suporta uma grande roseta de folhas no topo. As plantas podem atingir uma altura de 1-1,50m em dois ou três anos. As folhas, em pecíolos que atingem 30cm, são brilhantes, de 15-45cm de largura e divididas em sete ou nove lobos por recortes profundos. Ao ar livre a folhagem é coreácea e verde-escura, mas em interior a planta produz folhas verde-claras mais macias e em geral maiores.. As plantas de exterior produzem anualmente grandes inflorescências de flores brancas em pequenas umbelas, mas estas raramente surgem em interior. Um cultivar desenvolvido em França, conhecido por F.j.’Moseri’, é mais compacto, de crescimento mais lento e tem uma coloração amarela nas nervuras das folhas. As folhas de uma forma variegada, a F.j.’Variegata‘, apresentam algumas manchas brancas ou creme, em especial nas margens.

Cuidados – Luz – As fátsias requerem luz forte para que a vegetação se mantenha compacta e robusta, msa podem, np entanto, ser cultivadas numa janela sem sol desde que a intensidade da luz seja elevada. Em luz fraca a planta torna-se estiolada.

Temperatura - As fátsias dão-se melhor em condições de temperatura baixa. A temperaturas superiores a 18ºC as folhas tornam-se demasiado macias e delgadas e têm tendência para pender, especialmente se a umidade for reduzida. Para elevar a umidade em salas quentes, coloque as plantas em tabuleiros com seixos úmidos. A temperaturas ligeiramente mais baixas, a cerca de 16ºC, as folhas e os caules adquirem uma resistência razoável e uma capacidade para tolerar condições adversas temporárias. Durante o período de repouso invernal são aconselháveis temperaturas da ordem dos 7ºC.

Rega - Durante o período de crescimento ativo regue abundantemente sempre que necessário para umedecer completamente a mistura de envasar. Durante o periodo de repouso regue moderadamente, de modo a umedecer toda a mistura, mas deixando que o centímetro superior seque antes de regar de novo.

Adubação – Aplique um vulgar adubo líquido de duas em duas semanas durante o periodo de crescimento ativo.

Envasamento e reenvasamento - Utilize uma mistura de envasar rica à base de terra (uma que contenha uma quantidade de adubo equilibrado superior à média). As plantas pequenas devem ser mudadas para vasos do tamanho acima todas as Primaveras, até que tenham atingido o tamanho do vaso conveniente. As fátsias requerem vasos grandes (20-24cm) para poderem desenvolver-se e tornar-se arbustos grandes. O tamanho pode de certo modo ser restringido pela utilização de vasos mais pequenos, mas esta medida pode também ter como resultado uma vegetação distorcida e sem beleza. Os vasos de barro são mais aconselháveis, pois em vasos de plástico as plantas grandes podem tombar facilmente devido ao peso excessivo da parte superior relativamente à base.

Propagação - A melhor forma de propagar fátsias é por meio de estacas de caule de 5-8cm obtidas em qualquer altura dos novos rebentos que se formam na base das plantas. (Pode também usar estacas de ponta, mas estas têm geralmente grandes folhas, o que se torna difíceis de acomodar numa mini-estufa ou num saco de plástico). Retire as folhas inferiores da estaca, mergulhe as extremidades em pó de hormônios de enraizamento e plante-as em vasos de 8cm contendo uma mistura umedecida composta por partes iguais de turfa e areia grossa ou perlite. Introduza as estacas envasadas em sacos de plástico e mantenha-as a uma temperatura de cerca de 16ºC em luz forte velada por uma persiana ou cortina translúcida. Quatro a seis semanas mais tarde surgirão lançamentos novos indicando que as estacas enraizaram. Retire as plantas jovens dos sacos de plástico e comece a regar apenas o indispensável para manter a mistura de envasar ligeiramente úmida. Se conseguir sementes frescas, é fácil obter plantas a partir delas em mini-estufas aquecidas.

Observações especiais - Uma poda drástica impedirá as fátsias de atingirem um tamanho excessivo. Na Primavera, reduza a parte aérea da planta a metade, o que estimulará também a ramificação. Ocasionalmente, as folhas das fátsias caem, mas a perda de algumas folhas inferiores mais velhas não deve ser tomada como sinal de que existe qualquer problema.


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post