Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




azaleas

Muitas pessoas optam pelo cultivo de flores, mas as azaléias, com suas diversas cores, acabam ornamentando ainda mais os lugares. Aqui no Brasil, uma das flores mais populares e fáceis de encontrarmos é a azaléia, que devido a sua grande beleza, é muito apreciada e cultivada.

As azaleias são espécies vegetais bastante populares, pois são cultivadas em casa, e são umas das plantas que mais são dadas como presente para as pessoas. As azaléias são flores bonitas e delicadas que possuem uma grande variedade de cores (chegamos a encontra de malta a vermelho). Quando as azaléias passam pelos devidos cuidados, elas conseguem florescer e prosperar com maior vigor e beleza, trazendo um colorido especial para o jardim onde essas belas flores são cultivadas.

As características da Azaléia
A azaléia é uma espécie vegetal arbustiva que pertence a família botânica das Ericáceas. Essa belíssima flor é nativa do continente asiático, mais precisamente do Japão e da China, lugares que apreciam bastante o cultivo de flores. Uma das características da azaléia é que a mesma não pode ser cultivada em qualquer local, pois o arbusto pode chegar a atingir a altura de 2 m.

As flores desta espécie vegetal podem ser encontradas em cores diversas, e no Brasil encontramos principalmente as cores branca, roxa e rosa. Por apresentar grande beleza, a azaléia é uma planta muito usada por paisagistas e decoradores que gostam de usar plantas na decoração.

azaleia_1

A azaléia se caracteriza por ser uma espécie vegetal resistente e que apresenta um alto grau de rusticidade (consegue se desenvolver sem a necessidade de tantos cuidados), por isso é comum vermos essa bela planta sendo cultivada em jardins externos e praças, pois elas concedem um colorido especial ao local onde são cultivadas.

Por ser um arbusto rústico, pode ser cultivada praticamente em todos os tipos de solo que existem. A azaléia pode ser usada na composição de cercas vivas, o que acaba dando um charme especial e diferenciado as paredes e corredores formadas por esses arbustos. Essa planta também pode ser cultivada em vasos de maneira bem tradicional.

O cultivo das azaléias exige a tomada de uma série de cuidados da parte da pessoa que realiza o plantio dessas belas flores:
* Realize a rega de maneira cuidadosa
O grande segredo de para manter uma azaleia bonita, forte, bem desenvolvida e feliz (as plantas também tem sentimentos) é a realização das regas de maneira certa. As azaleias são espécies vegetais que apreciam que o solo permaneça ligeiramente úmido, no entanto deve ser evitado o excesso de água, para que não ocorra o encharcamento do solo.

O solo encharcado pode ocasionar o sufocamento das raízes e ajuda aos fungos a se proliferarem de maneira mais rápida. As azaléias são plantas que apreciam ser cultivadas em locais ácidos, por isso é indicada a realização de regas com água da chuva, nos locais onde existe pouca água disponível.

* Conserve a umidade
Procure conservar a umidade do solo onde a azaléia está sendo cultivada. Uma dica é colocar a sua planta em uma espécie de bandeja ou pote que contenha água e cascalho, pois a água irá manter o substrato úmido, enquanto o cascalho fará com que o vaso não fique boiando na água.

azaléias _22

* Cultive a azaléia em locais frescos
As azaléias são espécies vegetais que apreciam o cultivo em locais com temperaturas amenas e que possam receber a quantidade adequada de luminosidade. A temperatura ideal para o cultivo dessas belas flores é a que oscila entre 10  a 15ºC. Ressaltando que em caso a planta seja cultivada em locais de temperatura elevada, pode ocorrer da azaléia apresentar alguns problemas, pois o calor excessivo irá ocasionar a queda das flores.

* Cultive a azaléia em locais com boa luminosidade
A azaléia somente conseguirá florescer caso receba a iluminação adequada para o bom desenvolvimento, por isso é necessário que ela seja cultivada em um local que receba ao menos 4 horas de incidência da luz do sol diariamente.

* Faça a adubação adequada
A azaléia como todas as plantas necessita de nutrientes para se manter forte e saudável, e apresentar florações bonitas. Para isso é importante que a azaleia receba a fertilização correta e adequada.

Para que para essa bela flor mantenha a floração bonita e forte é necessário a aplicação de adubo liquido de maneira semanal. A adubação pode ser feita de maneira orgânica, que pode ser feita mensalmente. É indicado o uso de farinha de ossos junto a torta de mamona. A adubação com produtos químicos também pode ser realizada, sendo indicado o uso dos fertilizantes que sejam ricos em fósforo.

* Tome cuidado com o substrato
O substrato para cultivo da azaléia precisa ser fértil e repleto de nutrientes para que a planta consiga se manter saudável e bela. É indicado o uso de um substrato com boa capacidade de drenagem, por isso é indicado o uso de cascalho como uma forma de auxiliar na drenagem.

azaleias

* Cuidado com o excesso de frio
Apesar da azaléia ser uma espécie vegetal que aprecia temperaturas amenas, deve ser evitado manter a planta exposta a temperaturas extremamente frias, pois ela não tolera o excesso de frio e o rigor das geadas. Portanto, caso o local que você more corra esses riscos, você deve colocar a sua azaléia em um ambiente interior, até que essa época de frio intenso acabe passando.

* A realização de podas
Como a azaléia é uma espécie vegetal arbustiva é interessante que sejam feitas podas após a ocorrência da floração, como uma maneira de estimular a planta a produzir novos brotos e conseguir florescer outra vez.

Uma dica para estimular a floração seguinte é que devem ser eliminadas as pontas de todos os galhos que passaram pelo florescimento anteriormente. Podem ser realizadas podas de manutenção, para que sejam retiradas as folhas que por ventura se encontrem amareladas e murchas, assim como os galhos que se se encontraram secos ou em excesso.

As podas de limpeza devem ser feitas quando os ramos se encontrarem mortos ou doentes, e são de grande valia para manter a planta saudável.

Azaleia-

* Cuidado com a ocorrência de pragas
Como as demais espécies vegetais a azaléia está suscetível a ocorrência de doenças e pragas que podem fazer com que este exuberante arbusto venha a enfraquecer e perder sua grande beleza. Por isso, é importante verificar a existência de insetos, de manchas nas folhas e flores, mudança de cor das folhas, queda excessiva de flores e etc. Tudo isso pode ser sinal da presença de fungos, ácaros, pulgões, lagartas, cochonilhas e etc.

Dicas
As azaléias gostam de um solo ácido, então se não tiver em seu jardim esse tipo de solo, coloque pedaços de bombril ao redor da planta (sem encostar no caule). À medida que for feita a rega esse bombril enferrujará e liberará o nutriente desejado para o solo ficar ácido. Isso vale para o plantio em vasos.

chuva-1

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post