Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Euphorbia_Milii

Para muitas, muitas pessoas, esta planta está associada a duas únicas informações: é tóxica e tem espinhos. Fim da linha pra coroa-de-cristo, ninguém quer saber dela, ainda mais que os paisagistas praticamente não usam mais essa espécie.

Rainha destronada, essa coroa-de-cristo… Epa. E se a gente tentasse dar uma chance pra moça? Porque essa verdinha de flores minúsculas amarelas (pois é, a parte vermelha não é flor!), esse arbusto valente e duradouro, essa pessoinha clorofilada não merece nosso descaso e preconceito.

A coroa-de-cristo é uma planta com espinhos e venenosa. Porém, não se engane: ela é uma ótima aliada para beleza e isolamento de áreas no seu jardim!
A coroa-de-cristo é nativa de Madagascar, foi levada para a França há muito tempo e ainda faz sucesso na Europa.

Outros nomes para este arbusto são: coroa-de-espinhos, dois-amigos, dois-irmãos e bem-casados. Trata-se de um tipo de arbusto que pode atingir até dois metros de altura.

Coroa-de-cristo: cuidados
A coroa-de-cristo pode acabar sendo um problema para quem tem crianças em casa por causa dos espinhos no caule da planta. Os espinhos são bem afiados, medindo até 3 cm.

Quando a planta é cortada, um látex leitoso e tóxico é expelido, podendo causar irritação na pele. Sendo assim, é preciso tomar cuidado para proteger a pele e os olhos.

Euphorbia_milii

Cultivo
A coroa precisa de certas podas, mas não se preocupe, ela cresce vigorosa em solo arenoso, aguenta frio e meses sem água – até maresia ela aguenta.

Para cultivar, não tem muito mistério. O clima perfeito para o desenvolvimento é o tropical ou subtropical, precisando ter iluminação direta do sol. Mesmo sendo uma planta resistente à seca, não se esqueça de irrigá-la, porém, não encharque! Um solo bem drenado é ótimo, mas a coroa-de-cristo é bastante tolerante ao tipo de solo.

Este tipo de arbusto é propagado por duas formas:
Estaquia: neste processo, extremidades de um ramo são usadas para enraizamento, preferencialmente com um tamanho de dez centímetros. Estes pedaços são plantados em vasos com solo úmido, enraizando em cerca de um mês.

Sementes: para obter novas variedades, o indicado é que você semeie a coroa-de-cristo em bandejas, pequenos vasos ou sementeiras. Em uma ou duas semanas, a germinação se inicia e o transplante para um local definitivo pode ser feito quando a planta atingir 4 a 6 folhas.

agua xzO

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post