Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




arbustos

Você pode pensar em arbustos apenas como moitas, mas eles podem ser usados como plantas ornamentais, em projetos de paisagismo. Os arbustos são encontrados em uma grande variedade de formatos e tamanhos, com muitos tipos diferentes de folhagem. Alguns produzem frutos e outros são perfumados. Não importa que efeito você está tentando alcançar, certamente há um arbusto que vai servir para aquilo que você planeja.

Arbustos rasteiros, como os juníperos, podem servir como coberturas do solo com sempre-vivas. Arbustos baixos e cerrados, como a espiréia e a potentilla, se misturam delicadamente em jardins de flores ou na frente de plantações ao redor da casa. Arbustos grandes e cilíndricos podem ser agrupados para definir um espaço ou criar privacidade. Cultivares mais compactas (que se desenvolvem quando estão com cerca de 1 m de altura, como a viburno Newport), podem ser usadas ao redor da casa sem qualquer poda. É melhor manter os arbustos mais altos (como o viburno Aalegheny) afastados da casa, em um local onde não bloqueiem a visão. Eles formam boas proteções no perímetro da propriedade.

Arbustos verticais cujas formas são como um cone ou pilar (como o junípero foguete) dão formalidade e enfatizam o jardim. Eles podem ficar melhores quando colocados nas laterais da porta de entrada ou no portão do jardim.

Use uma mistura de arbustos com formas para criar projetos interessantes que vão além de folhas e flores.

* Plante arbustos floridos e perfumados próximos a portas ou janelas para desfrutar de seu perfume tanto dentro como fora de casa.

* Corte galhos floridos de seus arbustos e coloque-os dentro de casa como grandes buquês. Se você tiver grandes vasos com arbustos anões comuns ou hastes perenes, preencha-os com longos galhos de forsítia, lilás ou virbuno.

* Plante arbustos que florescem em seqüência. Pegue algumas plantas em flor da primavera, verão e outono; brinque com elas usando outras plantas para fazer combinações.

* Combine as cores das flores de um viburno com um buquê dos narcisos silvestres. Repita a cor da azaléa com um vaso de amor-perfeito rosa.

Arbustos adequados são os pinheiros anões, pinhos, cicutas, abetos vermelhos, urzes, juníperos, tuias e o falso cipreste. Plante intercalando as sempre-vivas com formas de cone e as verticais com formas elevadas e baixas. Acrescente algumas coníferas chorões que contrastam suas folhagens azuis e cinzas com verdes e douradas. No verão, acrescente algumas plantas sazonais e perenes e gramados ornamentais para variar.

Arbustos em vasos
. Qualquer arbusto resistente que você encontrar crescendo em um vaso no centro do jardim pode continuar vivendo como planta de vaso em seu terraço, varanda ou entrada.
. Use um vaso maior com terra extra do tipo preferido da planta. Acomode a planta em seu vaso em um lugar com a quantidade certa de sol ou sombra. Em climas frios, use vasos de plástico ou de pau-brasil.
. Evite terracota, que pode rachar em solo muito gelado. Outros fatores para se ter em mente são o tamanho e a densidade do arbusto e sua aparência nas diferentes épocas do ano.
. Use essas dicas para manusear seus arbustos e criar maravilhas ornamentais.

joaninha e girassol

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post