Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




pingo-de-ouro

A planta pingo de ouro é um arbusto que surgiu da mutação da violeteira e com suas folhas douradas é possível cultivá-la em pleno sol durante todo o ano. Se você deseja que a sua planta pingo de ouro floresça, evite podas constantes.

No outono, a planta pingo de ouro  produz pequenos frutos redondos dourados que atraem borboletas e pássaros. A flor da planta pingo de ouro apresenta cor roxa, rosa e branca.

As folhas amarelas e brilhantes logo entregam o porquê do nome “pingo de ouro”. Essa planta arbustiva, muito popular em canteiros e cercas vivas, encanta a todos com suas tonalidades iluminadas.

O pingo de ouro é uma legitima espécie latino americana, sendo encontrada em toda América do Sul, além de países como México e na região do Caribe.

A planta é conhecida como um tipo arbustivo, lenhoso e perene. Por isso, mesmo acaba sendo muito utilizado como cercas vivas e canteiros.

Duranta-erecta-aurea

Quando não podado, o pingo de ouro pode alcançar até 1,5 m de altura. Outra característica interessante da planta é que ela possui um crescimento rápido, ou seja, se você precisa de uma espécie capaz de cobrir rapidamente uma área, aposte na pingo de ouro.

A planta pingo de ouro floresce na primavera, mas apenas quando não é podada. As flores são pequenas e delicadas em cores que variam entre o branco, o lilás e o rosa.

No outono, a pingo de ouro produz pequenos frutos não comestíveis, tóxicos e venenosos para humanos e animais domésticos. No entanto, os pássaros consomem sem nenhum prejuízo.

duranta erecta

Como plantar pingo de ouro
Para plantar pingo de ouro você vai precisar de uma muda já no ponto de replantio ou, então, fazer sua própria muda. Para isso, basta retirar um galho com cerca de 15 cm, de preferência das pontas, de uma planta já adulta e saudável.

Mergulhe esse galho em um copo ou jarro com água limpa e aguarde até o surgimento das raízes e primeiros brotos.

O próximo passo é fazer o plantio dessa muda em um vaso ou saquinho até que a plantinha esteja mais forte e resistente. Esse processo leva cerca de 15 dias.

Após aguardar esse período, faça o transplante para o local definitivo. Pode ser um vaso ou canteiro, o importante é garantir solo fértil e adubado para que a planta cresça. Lembre-se ainda de oferecer um bom sistema de drenagem, caso a planta pingo de ouro seja plantada em vaso.

Para isso, a dica é preencher o fundo do vaso com argila expandida e carvão vegetal. Em seguida, coloque uma camada de manta bidim ou um pedaço de TNT para facilitar o escoamento da água e impedir que a terra e os nutrientes sejam perdidos.

Em canteiros, o ideal é manter um distanciamento mínimo de 30 cm entre uma muda e outra.

duranta

Como cuidar pingo de ouro
A planta pingo de ouro é rústica e fácil de cuidar. Mas, nem por isso, ela dispensa alguns cuidados importantes. Veja a seguir como cuidar da pingo de ouro direitinho:

Iluminação e temperatura
A pingo de ouro precisa de luz solar direta para permanecer bonita e saudável, inclusive, a tonalidade amarelo dourado da planta é resultado da sua exposição ao sol. As espécies cultivadas na sombra não possuem essa cor, ficando com as folhas esverdeadas.

Regas
Para acertar nas regas da pingo de ouro o ideal é oferecer água apenas quando o solo estiver seco. A planta não tolera solos encharcados, por isso, reduza as regas no inverno. Já no verão, as regas podem ser mais frequentes, mas ainda assim sem exageros. Só não pode deixar o solo seco demais.

Adubação
Toda planta cresce mais bonita e saudável quando tem um bom aporte de nutrientes. Com a pingo de ouro não seria diferente. Apesar de não ser exigente, é importante manter a regularidade da adubação.

Sempre que possível, a melhor opção é o adubo orgânico, proveniente de composteiras, ou do tipo esterco bovino. Para estimular a floração, adube a planta no inicio das estações.

Duranta_erecta_g

Podas
Uma das maiores exigências da pingo de ouro é com relação as podas. Ela precisa ser podada com frequência para não perder o formato. Inclusive, vale citar que a pingo de ouro é uma das espécies preferidas para quem aprecie a arte da topiaria.

Ou seja, essa é uma planta feita para ser podada. No entanto, caso deseje ver sua pingo de ouro florescer, as podas não podem ser tão frequentes.

O uso no paisagismo
Versátil, a pingo de ouro pode ser usada de diferentes formas no paisagismo externo de jardins e áreas públicas, como calçadas, por exemplo.

O jeito mais popular de utilizar a planta é em canteiros e cercas vivas, sendo muito comum também na borda de calçadas e caminhos públicos.

Uma das maiores vantagens da pingo de ouro no paisagismo é a possibilidade de podá-la e formatá-la como você bem entender. Isso garante inúmeras opções para a jardinagem.

A pingo de ouro também se destaca na companhia de outras espécies, já que suas folhas douradas costumam contracenar muito bem com plantas de outras tonalidades, especialmente aquelas de tom verde mais escuro.

Dentro de casa a planta também tem seu lugar de destaque. A planta pingo de ouro no vaso é tão popular, quanto no jardim. Inclusive, ela acaba sendo muito utilizada na arte do bonsai.

sol entre nuvens

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post