Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




dama-da-noite

Por este nome popular de dama-da-noite são conhecidas algumas plantas de floração noturna. Suas flores começam a abrir no final da tarde, atingindo o apogeu perto da meia-noite. Pela manhã estarão fechadas, pois a polinização aconteceu de noite, feito por insetos ou morcegos.

Estamos falando do Cestrum nocturnm, este é um arbusto de grande porte, muitas vezes usado para ornamentação de calçadas. Também são conhecidos popularmente com os nomes de rainha-da-noite, flor-da-noite, jasmim-da-noite, coirana, coerana e jasmim-verde.

Seu habitat original são as regiões tropicais das Antilhas e México, assim como também é nativa da Índia. Pertence à família das Solanáceas.

A dama-da-noite é uma planta arbustiva de ciclo de vida perene. Pode atingir alturas de até 4 metros, apesar de seu tamanho médio girar em torno de 1,5 m. Chega a 1,5 m de diâmetro.

cestrum

Ao cair o sol é quando as flores deste arbusto se abrem e desprendem seu cheiro. Daí vem o seu nome dama-da-noite. Desfrutar da dama-da-noite em casa é muito fácil, já que os cuidados que requer são básicos e muito simples de realizar. Por isso, uma breve explicação sobre como plantar dama-da-noite para que possa ter esta planta sempre em casa.

Em primeiro lugar, deverá escolher o lugar apropriado para colocar a sua dama-da-noite, já que esta planta não tolera as baixas temperaturas e, portanto, deverá ser protegida do frio principalmente se mora em uma região com variações térmicas pronunciadas.

Deste modo, pode colocar em um lugar do seu jardim com teto para prevenir as geadas, mas onde também receba a luz solar para que no verão possa desprender seu cheiro característico.

cestrum_nocturnum_1011

A dama-da-noite costuma se adaptar à maioria de solos; não deverá se preocupar muito pelo tipo de substrato, mas sim garantir uma correta drenagem que evite a acumulação de água.

Quanto à irrigação que a dama-da-noite requer, será suficiente regar duas vezes por semana durante o inverno e a cada dois dias no verão, já que a quantidade de água que precisa é maior. É importante que a planta não fique encharcada para prevenir o apodrecimento das raízes.

Entre os cuidados básicos da dama-da-noite encontramos também a necessidade de retirar as folhas e flores murchas para conseguir que o resto cresça com mais vigor. Além disso, no começo do verão – quando já tiver florescido – deverá podar para evitar que cresça muito.

damadanoite

Também é recomendável dar nutrientes à terra da dama-da-noite, por meio de fertilizantes líquidos ricos em ferro. Deste modo, estaremos ajudando a que cresça forte e saudável, principalmente na etapa em que floresce.

Se desejar plantar a dama-da-noite em vaso, deve saber que isso só é possível se usar uma treliça de apoio e um vaso de grandes dimensões e de cimento, de forma a suportar o peso da planta,.

descanso

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. #1
    Maria de fatima alvarenga Santana 
    Tuesday, 5. November 2019

    Gostaria de saber se pode colocar farinha de ossos e cascas de ovos e farinha de cascas de bananas

Comente sobre o post