Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




malvaviscus-arboreus
O Malvavisco é uma espécie mais comum dentre todas as espécies de arbustos do mundo, ele está incluído na família Malvaceae. É também conhecido popularmente como: Malvavisco, Hibisco-colibri e Malva-de-colibri.

A origem do Malvavisco é do México e do norte da América do Sul. Pode atingir 4 m de altura, podendo ser usado como cerca-viva ou isolado, estando florido quase o ano todo. Ela é cultivada no Brasil desde a sua descoberta e é muito usada em locais públicos por pura ornamentação.

Os jardineiros amantes de arbustos de grande porte são os primeiros a indicar as mudas desta planta por diversos motivos.

É prática, muito bonita e possui características simples, além de ser pouco exigente com relação ao seu cultivo e cuidados.

Embora o Malvavisco seja largamente utilizado em jardins, é preciso tomar cuidado com a área de plantio que não deve ser muito pequena.

Quando bem cultivada, respeitando as suas regras de plantio, a espécie pode atingir mais de 2 m de altura, sendo seu tamanho mínimo aproximadamente 1,8 m. A medida máxima que o Malvavisco pode atingir é 2,4 m de altura. Por causa disso, a espécie é considerada uma planta ou arbusto de grande porte, sendo cultivado em locais mais amplos.

malvaviscus-arboreus-var-rosea
É uma planta bastante tolerante e isso acabou sendo um dos motivos pelos quais os jardineiros adotaram uma preferência por elas. Dessa maneira, pode ser cultivada sob sol pleno, assim como diversas plantas da sua família. Mesmo assim, tolera meia sombra mesmo possuindo um ciclo de vida perene.

É um arbustos de grande porte, sendo bastante lenhoso e ramificado. Seus ramos costumam ser grandes, por onde a espécie vai delimitando o seu crescimento quando colocadas em algum suporte.

Se cultivada de forma correta, pode atingir além de seu tamanho máximo comum. Em determinadas ocasiões, pode chegar aos 4 m de altura, dependendo especialmente do seu local de cultivo.

As folhas da espécie contribuem para o seu efeito ornamental em quintais e jardins. São bastante esverdeadas e oval-lanceoladas, além de serem muito mucilaginosas apresentando bordos serrilhados. Todo esse design nas folhas do Malvavisco podem servir como um diferencial e também apresentam originalidade. Este é mais um quesito a ser levado em consideração quando os jardineiros de plantão resolvem escolher a espécie para enfeitar os seus respectivos jardins.

A espécie é considerada pela por causa das suas altas e volumosas florações. Suas flores chamam muita atenção pelo formato e pela coloração, bastante atraente para alguns isentos polinizadores como borboletas, abelhas e joaninhas.

Os tons das pétalas diferenciadas podem variar entre róseo e vermelho, sendo a variante mais comum em coloração avermelhada. A floração da espécie nasce de forma vistosa e fica de maneira sempre pendente, podendo também estar semi-fechada. É este comportamento que faz com que as flores se tornem altamente duráveis em relação a floração de hibisco (Hibiscus rosa-sinensis).

malvaviscus-arboreus11

É na primavera e no verão que a espécie está muito mais florida, ainda que as flores pendentes e quase fechadas rendam durante todo o ano.

A planta é considerada de baixa manutenção e suas mudas também possuem um baixo custo pode terem se tornado tão populares em alguns locais do mundo.

As espécies em questão podem acabar formando renques bem podados, não sendo recomendada a sua utilização como planta isolada em canteiros e muito menos nos jardins de forma geral. É uma planta bastante rústica e que serve para formar cercas vivas dentro de determinadas condições.

As podas são muito bem aceitas pelo arbusto que acabam ficando com uma floração mais abundante nessas condições.

É através das podas frequentes que a planta pode ser amplamente utilizada como cerca viva. Por causa dos cortes, os ramos ficam mais compactos deixando a espécie pronta para o paisagismo.

O crescimento da planta é muito rápido, mas dependendo da sua forma de cultivo, pode ter um desenvolvimento mais moderado, principalmente em comparação aos outros arbustos inseridos em suas categorias.

Por causa de seu formato rústico e suas flores atrativas, também pode atrair uma séries de espécies de beija-flores, contribuindo, dessa forma, para a ornamentação do jardim.

malvaviscus
Cultivo
Mesmo sendo uma planta de baixa manutenção, o Malvavisco deve ser plantado com muito cuidado, respeitando as suas principais características e formas de propagação.

Deve ser cultivada sob sol pleno, mais tolera as sombras, desde que sejam na metade do dia. É preferível que se deixe a espécie na sombra somente durante o dia, deixando o sol incidir durante toda a tarde.

O solo deverá ser bastante enriquecido, com matéria orgânica bem curtida e uma cova de plantio bem drenada, além de altamente fértil. Na hora das regas, deve-se evitar  encharcar o solo, já que as raízes do arbustos não aceitam o excesso de água.

A planta não tolera grandes variações de temperatura, muito menos geadas e locais mais frios. Sendo assim, por ser uma planta de clima tropical, não consegue se desenvolver no sul do Brasil, por exemplo.

A planta acaba por se propagar por estaquia, o método mais prático para a sua multiplicação sem que ela se torne altamente invasiva. Também pode crescer junto a planta mãe por meio dos agentes polinizadores.

folhasaovento

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. #1
    Luis Vicente 
    Monday, 11. November 2019

    Obrigado pelo post! Gostei de saber que o malvavisco é cultivável por estaquia! Quero cultivá-lo. Sabia que além de rústico ele é comestível? Isso é que é bom pra saúde!

    Abraço!

Comente sobre o post