Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




ixorachinense

A ixora-chinesa é um arbusto pertencente à família Rubiaceae e sua origem é da Malásia e da China. Pode chegar a medir 2 m de altura e sua característica é possuir uma forma compacta, com ramos lenhosos e muito ramificado, além de apresentar as folhas grandes acuminadas.

Sobre as folhas ainda, elas são num tom de verde muito escuro, muito brilhantes, coriáceas, ovais e sem pecíolo. Elas se apresentam em duas as duas “colocadas” uma oposta a outra.

As flores da ixora-chinesa são bem pequenas e possuem exatamente 5 pétalas que são pontudas. As cores das flores variam entre rosa, alaranjada, vermelha ou creme e a quando estão em fase da inflorescência surgem reunidas. Do mundo que se apresentam são classificadas como tipo umbela, isto é, as flores que surgem bem na pontinha dos ramos.

São flores que atraem os beija-flores e além disso, elas nascem o ano inteiro, em maior quantidade durante o verão. No nosso país, é possível cultivar a ixora-chinesa em qualquer parte onde o clima seja temperado ou quente.

ixora-chinesa

Cultivo da ixora-chinesa
Se você mora em um lugar com o clima quente ou temperado, pode pensar em cultivar a ixora-chinesa. Mas, além disso, lembre-se que será necessário sol e um solo não só rico em matéria orgânica, mas também que seja muito bem drenado.
- O primeiro passo é preparar a cova para o plantio, depois de fazer o buraco, coloque um pouco de areia no fundo e em seguida, misture com a terra;
- Coloque cerca ou exatamente 1 litro de adubo animal (de preferência de curral), mas também serve de aves. Coloque a primeira metade depois de misturá-la com o composto orgânico;
- Agora que a terra está preparada como deve ser, pode colocar a muda, fechar a cova e fazer a primeira rega.

Se você quiser já cultivar o seu primeiro arbusto de modo que faça parte do paisagismo do seu quintal ou jardim, plante duas mudas em uma mesma cova. Porém, isso só poderá ser feito se o buraco não tiver o formato arrendondado.

Não esqueça que depois de plantá-la será necessário fazer a rega todos os dias, até que a muda se estabeleça. Além disso, depois será necessário fazer o adubo do seu arbusto pelo menos duas vezes por ano, que devem ser na primavera e nos últimos dias de verão. Você deverá usar de novo o composto orgânico com o adubo animal de curral. Coloque na planta e regue logo em seguida.

Outro detalhe importante é fazer a limpeza do arbusto retirando as flores mortas, mas faço isso sempre com uma tesoura apropriada e muito limpa. Caso o arbusto esteja crescendo muito rápido e fugindo da forma original, será necessário também cortar alguns ramos.

A primeira poda deve acontecer imediatamente depois que comece a crescer ramos na ixora. Esse é um modo de garantir que mais ramos serão formados, porque cada vez que é podado um ponteiro faz com que a copa do arbusto fique mais fechada. É uma técnica muito usada para valorizar a planta ainda mais em projetos de paisagismo.

Os pedaços de ramos que serão retirados não são descartados. Eles são usadas para enraizar outras mudas.

ixora chinense

Uso da ixora-chinesa no paisagismo
Esse arbusto é muito usado no paisagismo porque combina com muitos projetos, porém, sempre observando que ele não pode ser cultivado em lugares com geadas e somente em regiões temperadas e quentes.

No paisagismo o arbusto ixora-chinesa é usado para fazer maciços junto a muros, para fazer renques ou caminhos e ainda serve para montar uma cerca viva baixa que separe uma parte da outra do jardim.

Além disso, pode ser cultivada em vasos sem problema e também em terraços e sacadas.

A produção de mini-ixora, que é bem recente, é feita através da técnica de estaquia, isto é, retirando a planta principal estacas de 12 cm cada, das folhas internas e deixando somente 3 gemas. Depois se coloca a planta em uma bandeja que deve está cheia de areia (de obra) úmida. É necessário cobrir essa bandeja com plástico transparente para proteger o cultivo sem perdê-lo de vista.

Na produção da ixora-chinesa outro fator importante é dar a umidade que esse arbusto precisa para crescer. Se usa também no solo, substratos com casca de arroz carbonizada, que demonstram ser tão eficientes quanto a areia no fundo da cova para dar mais umidade. Aliás, o plástico sobre a bandeja tem a mesma função.

Quando a produção acontece em dias muito quentes, use um borrifador para molhar as folhas e em seguida, as cubra novamente. Quando perceber que as gemas começaram a se desenvolver, será a hora de retirar o plástico e já está liberado o plantio a estaca com raiz, que deve ser feito sempre na mistura: composto orgânico, adubo animal, areia, proporção, partes iguais de cada um deles.

Durante o cultivo, o arbusto deve ficar sob a proteção da sombra, digamos que metade, assim como o substrato úmido deve ser mantido para que ela se desenvolva bem.

Comercialmente falando, é uma planta que tem um bom número de requisição para projetos, mas não é fácil de encontrá-la, porque muitas se apresentam com má formação.

luag

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. Bom dia. Fiz as estacasda da ixora, coloquei em um substrato a base de coco, areia e terra, adicione adubo npk, por volta de 15 dias a estaca estava viva, logo após ocorre apodrecimento e morte da estaca. Usei a ervilha como hormônios enraizador. Tem alguma dica secreta que ninguém revela pois já tentei várias dicas. Obrigado

Comente sobre o post