Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




19656487753_17721e34d7_b

O arbusto-borboleta é uma planta da família Poligalaceae, nativo da África do Sul. Trata-se de um arbusto típico de clima subtropical e resiste bem às temperaturas baixas e ao clima seco.

É uma planta de folhas verdes e vistosas, de flores compostas por uma crista branca ladeada por duas sépalas rosa-intenso, cujo formato lembra o das asas das borboletas, elas surgem nas pontas dos ramos duas vezes ao ano: na primavera e no outono. As flores contrastam com o verde claro ligeiramente azulado das folhas.

No Brasil, faz sucesso principalmente nas regiões sul e sudeste, onde costuma ser usada como planta isolada ou compondo maciços. Plantada em vasos, também é ótima para varandas e sacadas, já que não passa de 1,70 m de altura e pode ser mantida tanto sob sol pleno quanto a meia sombra. Outra sugestão é plantá-la em jardins com pedras, combinada com uma planta rasteira, para valorizar ainda mais seu porte.

O arbusto-borboleta é uma planta rústica e não requer muitos cuidados. Aprecia solo bem drenado e rico em matéria orgânica, só deve ser regado quando o substrato estiver seco, de duas a três regas semanais é o suficiente.

As podas, realizadas logo após a florada, visam apenas manter a forma da planta. Quando cultivada isolada, a espécie fica toda coberta de folhas. Já quando várias mudas são plantadas próximas umas às outras, elas ficam sem folhas na parte de baixo. Nessa situação, a exposição ao sol é menor e o arbusto acaba perdendo parte das folhas, ficando apenas com a copa verde. É recomendado plantar as mudas em covas de 50 cm x 50 cm x 50 cm, e deixar 1 m de espaço entre elas.

arbusto-borboleta

Os arbustos-borboleta são plantas muito resistentes, que podem tolerar condições de frio e geada, e podem até mesmo recuperar de poda curta. Como já foi dito, a poda é necessário não só para manter o crescimento e forma da planta, mas também para proteger outras plantas perto este arbusto.

Estes arbustos quando podados adequadamente, pode até mesmo crescer mais flores de cor vibrante. Suas folhas são exóticas e perfumadas. É chamado arbusto-borboleta porque, durante a temporada de primavera ele atrai borboletas de várias cores. Mas, não apenas isso, ele também atrai beija-flores e outros insetos benéficos por causa de suas flores doces.

Época de poda
Pode-se podar o arbusto-borboleta em qualquer época do ano, no entanto é recomendado que seja durante o clima frio. Deve-se podar este arbusto quando ele está em seu estágio dormente, pois, se for cortado durante a estação de crescimento, pode-se, acidentalmente, acabar cortando as flores da planta.

Pode-se também cortar este arbusto durante a primavera. Se desejar podá-lo durante a estação da primavera, certifique-se de manter uma altura de 3 m de mata. As podas durante a primavera irão promover o crescimento de flores novas.

arbustoborboleta

Rega
A rega adequada desempenha um papel fundamental para garantir o crescimento rápido do arbusto-borboleta. A planta precisa de muita água durante os primeiros dias, especialmente durante o verão quente. Mas, uma vez que o arbusto se estabelece com firmeza, a sua exigência de água cai drasticamente. Em tal momento, você não precisa de água do arbusto frequentemente. Rega pouco frequente, uma vez ou duas vezes por semana seria suficiente para a sua manutenção.

Como podar o arbusto-borboleta
Não há nenhuma regra de como podar o arbusto-borboleta. Mas aqui estão algumas dicas que irão orientá-lo na corte do arbusto.
* Primeiro remover quaisquer ramos mortos ou doentes. Manter a altura apropriada quando a poda.

* Para podar o arbusto será necessário uma ferramenta de poda apropriada, tal como uma tesoura bem afiada. Você também pode aplicar antisséptico bucal diluído após cortar um ramo doente.

Através da aplicação de uma pequena quantidade dessa solução no ramo cortado, ele irá proteger o arbusto de qualquer infecção.

Você pode cortar a planta em qualquer forma que você quiser. Mas é melhor manter uma forma natural do arbusto, em vez de moldá-lo em uma forma retangular.

É importante lembrar que, para um bom crescimento da planta durante o crescimento do arbusto, é plantá-lo em um local apropriado, e manter uma boa rega e sempre que necessitar fazer uma poda.

Deve ser plantado em um solo úmido, em locais que recebam no mínimo 8 horas de sol por dia.

flore132

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. ola adoro seus post nao pq gosto de flores e sim pq trampo pegando materias sobre isso tbm adoraria se vc postasse mais materias obrigado :)

Comente sobre o post