Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




agave-dragão

A planta conhecida como agave-dragão sua origem no México. Essa planta é também conhecida por outro nome bem curioso como pescoço-de-cisne.

Os nomes populares da planta têm ligação com a forma que a sua inflorescência possui, um tipo de espiga de flores que é bem alta e espessa, ela acaba se curvando devido ao peso. O “attenuata” do seu nome científico significa “fino” ou “frágil”.

Uma planta que pode chegar a atingir até 1,5 m de diâmetro e em torno de 4 a 5 m de altura, isso se considerarmos a sua inflorescência esticada. O tronco dessa planta é formado por folhas velhas e que tem o interior quase lenhoso e bastante úmido.

Exatamente por isso as folhas da agave-dragão se partem com muita facilidade e assim acabam revelando o seu caráter suculento. Junto à base dessa planta e também ao longo do seu tronco é possível observar “rebentos” (tipo filhos) que se desprendem ou mesmo criam raízes a partir da planta mãe.

A tendência é que a planta fica doente e chegue até mesmo a morrer depois dos frutos serem produzidos. Uma planta que tem capacidade de aguentar situações bem extremas e que se adaptam bem a um solo e um clima mais árido. Porém, um agave-dragão não resiste a temperaturas que fiquem abaixo aos 10°C.

O agave-dragão pertence à família Agavaceae e está classificada como arbustos, arbustos tropicais e também como um tipo de planta escultural. Os seus climas preferidos são o subtropical, equatorial e o tropical.

Uma planta cuja origem é mexicana e que por isso mesmo precisa de sol pleno para se desenvolver saudavelmente. O seu ciclo de vida é perene e se trata de uma planta muito bonita que pode ser usada no paisagismo.

Agave-attenuata-4

O uso no paisagismo
Um dos usos do agave-dragão é como planta de paisagismo, em geral em composições com outras plantas ou mesmo em maciços. As suas folhas são verde-claras e suculentas com uma superfície acinzentada.

Uma planta que pode emitir uma inflorescência longa e cilíndrica que é composta por várias florezinhas. Com o passar do tempo vão surgindo dessa inflorescência diversas mudinhas de novos agaves-dragão, os rebentos mencionados acima. Para que essa planta cresça com saúde você deve cultivá-la num local com sol pleno.

O solo deve ser fértil e drenável, as regas devem ser feitas com regularidades. Quando o clima é quente essa planta cresce com mais facilidade. Pode ser uma voa ideia utilizar essa planta em jardins geométricos e tropicais.

Dicas e curiosidades sobre o Agave-Dragão
Outro nome popular pelo qual o agave-attenuata é bastante conhecida é Tromba-de-Elefante, pois é exatamente isso o que ela parece. Parece uma tromba de elefante que está caída. Esse efeito se dá pelo peso da planta que torna impossível para ela se manter ereta.

Uma planta que tem o caule curto e as folhas largo-lanceoladas, o seu tom de verde acinzentado conquista os olhos de muitas pessoas. Uma planta que é suculenta, cerosa e que tem o formato de roseta.

Agave-Attenuata-inflorescência

Florescimento
Uma curiosidade a respeito dessa planta  é que ela pode florescer com a forma cônico-cilíndrica, grande, curvada e com flores bem pequenas que lhe conferem uma importância ornamental.

Uma planta versátil
O agave-dragão é uma planta bastante interessante para o paisagismo pelo fato de ser bem versátil. Trata-se de uma planta vistosa que fica muito bem cultivada em maciços e também isoladamente. O que faz com que essa planta tenha um bom diâmetro é o adensamento das brotações das laterais do caule.

Sol
É possível entender a ligação do agave-dragão com o sol lembrando que a sua origem é no México. Essa planta dificilmente consegue sobreviver em locais com baixas temperaturas.

Sendo assim é uma planta que deve ser cultivada em regiões tropicais e subtropicais. A sua multiplicação é feita mais facilmente através dos seus bulbinhos que vão se formando na antiga inflorescência e também pelas suas mudas laterais.

agave_attenuata-0

Época de floração
Uma coisa bem curiosa em relação a essa planta é que a sua época de floração e frutificação são incertas devido às mudanças climáticas. Vale a pena ficar de olho para observar as mudanças.

Agave-dragão nas praias
Essas plantas além de gostarem muito de calor também têm uma convivência pacífica nas praias. A maresia que costuma ser um problema para vários tipos de plantas não faz nenhum tipo de mal para a agave-dragão. Por isso em ambientes de praia é possível observar essas plantas crescendo sem problemas. O sal também não é um problema.

Uma bela opção para jardins
Quem deseja um efeito diferenciado no seu jardim pode optar pelo agave-dragão, uma planta que tem um quê de estranha devido a sua forma de cair sobre si mesma, mas que traz um belo resultado visual para o seu jardim. Essas plantas permitem que você tenha um espaço mais dinâmico no seu jardim.

A grande dica é fazer uma combinação dessa planta com outras que sejam menos exóticas. A combinação dos estilos pode ficar bem interessante num contexto diferenciado para a sua área externa.

agave-dragao-agave-attenuata

O agave-dragão é uma planta que tem um visual poderoso por si mesma e pode ajudar a fazer com que esse espaço fique com um visual mais original.

Uma planta de altas temperaturas
Com exceção do cacto é difícil pensar logo de cara numa planta que se adapte bem a um clima mais quente. Então se sua região é de muito sol e estava em busca de uma planta para cultivar pode pensar na agave-dragão. Uma planta que tem um visual bem peculiar e que aguenta firme às temperaturas mais elevadas.

OLHAR_ART'SLÚ.A

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post