Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Karria-japonica23

A rosa-do-japão pertence à família Rosaceae e também é conhecida como Roseira-do-japão, Kerria, Querria, Rosa-japonesa.

Quem vê a rosa-do-japão pela primeira vez se encanta pela vivacidade da planta. A bela Kerria japonica é um arbusto lenhoso, decíduo, de clima temperado e que se apresenta repleto de flores na maioria das vezes.

Sua ramagem arqueada, ramificada e abundante cria um denso arbusto, mais largo do que alto, com cerca de 2,5 m de largura por 1,2 m de altura.

Na maioria das vezes suas folhas são verdes, ovais, alternas, simples e com as margens serrilhadas, porém pode ser encontrada também com uma variedade de folhas variegadas.

kerria japonica

Suas flores são múltiplas e ocorrem durante a Primavera. São amarelas e podem ser tanto simples como dobradas, de acordo com a cultivar. Logo após esta floração se for feita uma poda, é possível obter uma segunda floração no Outono.

A Kerria apresenta crescimento rápido e floração precoce, seus ramos pendentes são ideais para áreas de aclive, pode ser cultivada  em gramados de forma isolada ou em renques junto a muros ou cercas.

Pode ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, sempre em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e com regas periódicas.

A vantagem de cultivá-la em áreas sombreadas é que suas flores duram mais tempo, porém se for cultivada em sol pleno a floração é mais abundante.

kerria japonica11

A poda para estimular a floração da Kerria deve ser feita todo ano durante o Inverno. A bela espécie aprecia o clima subtropical e temperado, mas deve ser protegida de ventos fortes.

Multiplica-se facilmente por meio de estaquia, sendo possível também separar as brotações naturais que surgem entorno da planta mãe e fazer mergulhia e alporques.

Alerta:
A Kerria japonica possui espinhos. Use luvas ao manusear os ramos ou efetuar podas.

BARCOay11111

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post