Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




97_Ochna_serrulata

A ócna é uma planta que pertence à família das Ochnaceae, que se caracterizam por serem plantas angiospérmicas que compreendem em torno de 600 espécies de arbustos e árvores, típicos de regiões que apresentam climas tropicais e subtropicais.

Essa planta também é popularmente conhecida por Mickey (parecem com as orelhas do famoso rato da Disney, o Mickey Mouse), principalmente nos Estados Unidos. A ócna é uma planta nativa da costa leste da África do Sul.

É uma perenifólia, possuindo uma textura lenhosa, é decídua e apresenta ciclo de vida perene (são plantas que possuem ciclo de vida longo).

Apresenta o florescimento e a sua frutificação com características ornamentais. A ócna é um tipo de planta xerófita, isto é, ela é uma planta que não precisa de muita agua para sobreviver.

Caracteriza-se por ser um arbusto de médio porte, que atinge em média uma altura que varia de 1,20 m a 2,40 me. Às vezes ocorre das plantas ultrapassarem a altura média, chegando a transformar-se em uma pequena árvore (arvoreta) quando chegam aos 6,00 m de altura.

391_Ochna_serrulata )

O caule da ócna é delgado, apresentando uma casca lisa e possuindo  coloração castanha e galhos ramificados. Seus galhos são cobertos por pontos claros e que apresentam saliências.

Quando as folhas são novas elas apresentam uma coloração bronzeada e com o passar do tempo elas passam a ter a coloração verde e brilhante.

As flores da ócna apresentam coloração amarelada, são delicadas, efêmeras e comumente aparecem na primavera ao longo dos ramos dos galhos da planta. Elas têm a característica de atrair alguns animais, como por exemplo: as abelhas e as borboletas.

Após a primavera, as flores caem, no entanto o cálice persiste, e com o passar do tempo ele se torna vermelho e vistoso, sendo a grande beleza desta planta. Junto ao cálice fica o receptáculo floral, hipertrofiado e de coloração vermelha, com os frutos que se encontram em desenvolvimento. Essa combinação resulta em um conjunto bastante exótico e curioso.

Os frutos da ócna se caracterizam por serem bagas ovoides (ovais), que possuem a cor verde no inicio e depois passam a ter a coloração preta quando estão maduros e são muito atraentes para as aves.

234-Ochna_serrulata

Eles se caracterizam por serem bastante brilhantes e por nascerem em suas sépalas, todos encostados. À medida que vão crescendo, se torcem para parte de trás e assim ficam afastados um do outro.

O colorido que possuem esses frutos, concede a ócna um aspecto interessante, bonito e exótico, que chamam a atenção das pessoas durante as semanas em que a planta está no processo de frutificação.

As sementes se espalham pela ação dos pássaros que são atraídos pelos frutos da espécie.

O cultivo da Ócna
Essa planta é considerada fácil de ser cultivada. Ela é uma planta típica de clima tropical, no entanto ela se adapta a regiões que apresentam clima subtropical, equatorial e temperado.

A espécie deve ser cultivada a pleno sol, ou no máximo a meia sombra. A ócna não é uma planta exigente quanto ao solo. O solo para seu cultivo precisa ser humoso, com boa capacidade de drenagem, e deve ser enriquecido com a aplicação de material orgânico. É interessante que sejam feitas regas de forma regular.

A ócna é um tipo de planta que gosta do calor e da umidade, por isso ela floresce e cresce de uma forma mais apropriada quando cultivada em regiões que estão livres de clima extremamente frio e que não tenha geada. No entanto, tem a capacidade de resistir a geadas leves.

Ochna_serrulata01

Reprodução
A ócna é uma planta que se reproduz de duas formas: através de suas sementes ou por estaquia.

Na multiplicação por sementes, estas devem ser colocadas para germinação ainda frescas, sem nenhum tipo de armazenamento. A germinação de suas sementes leva em torno de 06 semanas. A multiplicação por sementes pode ser feita pela ação humana, no entanto quem ajuda bastante a ócna a se multiplicar são os pássaros que se alimentam de seus frutos e acabam espalhando as sementes.

Na multiplicação por estaquia, são formadas estacas com os ramos semi-lenhosos. Esses ramos utilizados na formação das estacas precisam ter folhas e raízes para que quando as estacas forem colocadas em outros locais, elas tenham a capacidade de gerar uma nova planta. De uma forma geral, as estacas são postas pra enraizar na época da primavera e do verão. Devido a facilidade de propagação da ócna, ela pode acabar se tornando uma planta invasiva.

Ochna serrulata 11112

A utilização da Ócna
Esse belo e gracioso arbusto, que apresenta a copa arredondada é bastante utilizada no paisagismo, devido as suas características ornamentais. Pode ser utilizada de diversas formas no paisagismo e composição de jardins: isolado ou em grupos.

Quando cultivado em grupos, pode formar renques, pois além de possuir uma bela formação natural, a ócna é uma plana apta e tolera podas com o intuito de formação. Quando é podada após a época da frutificação, é estimulada que a planta passe a apresentar um aspecto mais denso, o que permite que seja dado o formato desejado a planta.

A ócna é uma espécie excelente para produzir cercas vivas, apresentando grande resistência ao vento. É também uma planta que pode ser cultivada em vasos. Esse tipo de cultivo geralmente acontece nos locais de clima temperado, pois nesses locais a planta fica exposta ao ar livre nos períodos mais quentes e nos períodos mais frios ela é protegida, sendo cultivada em ambientes interiores.

chuva8814

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post