Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




6-breynianivosa

A mil-cores é uma das espécies de planta da família das Phyllanthaceae que teve origem nas Ilhas do Pacífico e na Polinésia. Seu ciclo de vida é perene, ou seja, floresce todo o ano. Pode chegar até 1,20 m de altura, tamanho tradicional dessa planta.

Como a mil-cores ocorre em outras localidades além das de origem e devido a isso, pode ser encontrada com outros nomes, como: arbusto-da-neve, folha-de-seda, pão-nosso-de-cada-dia e breinia.

A mil cores recebeu esse nome devido à coloração de suas folhas que são bem diversificadas. Podemos encontrar a mil-cores em verde, branco, creme, rosa e vermelho, sendo todas misturadas e uma destas predominando, mas sem regra.

O seu formato é sempre oval. Diferente das folhas, as flores da mil-cores são um pouco insignificantes e raramente existe florescência. Elas não são usadas para ornamentos ou arranjos como frequentemente são feitos com as outras flores e ficam com uma espécie de segundo plano na planta.

A planta apresenta frutos, mas eles não são também tão destacados. De fato essa é uma planta onde as folhas ganham o destaque maior. Os frutos possuem uma coloração vermelha e se apresentam como cápsulas.

É uma planta que caiu no gosto dos paisagistas por ajudar a compor um ambiente muito mais alegre e cheio e de vida. A planta é fácil de ser cultivada e pode ser plantada dentro de casa sem problema.

Breynia_Nivosa-1

Cultivo
O cultivo da mil-cores é muito simples e não exige tantos cuidados desde que seja oferecido as condições ideais de solo e umidade.

Como toda planta, a mil-cores vai precisar de alguns cuidados especiais quanto ao seu cultivo. O ideal é que você plante-a sob a meia sombra, pois a planta não gosta muito de receber a luz direta do sol, principalmente nas horas mais quentes do dia.

Se for cultivada em vasos, deixe a planta cerca de 3 ou 4 horas exposta ao sol, que é o ideal para sua planta crescer bem. Só atente-se nessa exposição porque deve deixar a mil-cores sob a luz do sol somente nas últimas horas do dia.

Procure manter a planta sempre em locais com o clima quente úmido e evitar expô-la ao frio. Então ambientes internos com climatizadores de ar estão fora de cogitação.

Regas
As regas devem ser frequentes, pois essa planta já gosta de solos mais úmidos, porém evite deixar o solo encharcado, pois pode matar a planta ou então ajudar na proliferação de fungos e doenças.  O ideal é realizar regas 2 vezes por semana apenas. O solo deve ser arenoso e bastante rico em material orgânico.

brenya

Fertilização
O melhor para adubar a mil-cores é fazer uma mistura de uma parte de areia grossa de construção, uma parte de terra comum de jardim, uma parte de terra vegetal e uma parte de composto orgânico. Isso fará com que a planta tenha crescimento moderado.

O fertilizante ideal é o do tipo NPK que deve ser aplicado de 3 a 4 vezes por ano, fórmula de 10-10-10. O correto é aplicar 3 colheres de sopa sempre ao redor da planta e nunca junto ao caule para não prejudicar o crescimento. S

e a planta for cultivada em vasos, o indicado é que diminua essa quantidade para também retardar o crescimento da planta. As podas devem ser feitas todos os anos, uma vez apenas e sempre na primavera, pois é quando a mil-cores está em fase mais propícia a crescimento.

chuva8814

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post