Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Rotheca myricoides

Também conhecida popularmente como Borboleta-azul, Clerodendro-africano, Clerodendro-azul, a flor-borboleta é uma planta que floresce o ano todo em regiões de clima quente, e na primavera, verão e outono em clima temperado ou subtropical.

Nativa da África e pertencente à família Lamiaceae, a flor-borboleta é uma planta arbustiva, caracterizada pelas delicadas flores azuis, semelhantes à borboletas.

Pode ser cultivada isolada no jardim ou em grupos, formando renques junto a muros por exemplo. Se combinada com outras espécies também poderemos obter um excelente efeito, especialmente se as companheiras tiverem flores amarelas.

A planta pode chegar a 3 m de altura podendo ser podada para manter o formato e tamanho desejado. Se for conduzida com amarrios sobre um suporte apropriado se tornará uma bela trepadeira. Pode também ser cultivada também em vasos e jardineiras, adornando assim varandas, pátios e sacadas.

Rotheca myricoides1

Seu caule apresenta textura semi-lenhosa e ramificada, com folhagem esparsa. As folhas são ovaladas, de cor verde escura. Floresce o ano todo em regiões de clima quente, e na primavera, verão e outono em clima temperado ou subtropical.

As inflorescências surgem nas pontas dos longos e curvados ramos. Cada flor apresenta cinco pétalas, sendo que destas quatro são de cor azul claro e uma é de cor azul escuro. O aspecto geral da flor lembra uma borboleta, com os longos estames no topo, fazendo às vezes de antenas. Atrai polinizadores, como abelhas e borboletas.

O seu cultivo deve ser à meia sombra e irrigado regularmente, em solo fértil, drenável , enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente.

Aprecia o calor e a umidade tropicais. É de fácil manutenção, exigindo apenas adubação orgânica e podas anuais.

Rotheca myricoides2

Após as floradas, é interessante podar-lhe as pontas dos ramos com inflorescências velhas e murchas, estimulando assim novas florações. Não tolera geadas.

Em lugares com inverno frio, convém cultivá-la em vasos e protegê-la em ambientes internos durante essa estação.

Neste período, convém também reduzir as regas. Sua multiplicação é facilmente feita por mergulhia e estaquia dos ramos e raízes.

É uma planta que não tolera invernos rigorosos, nesta época, convém cultivá-la em vasos e protegê-la em ambientes internos durante essa estação. Neste período, convém também reduzir as regas.

ouvindo-a-chuva22

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. Adorei saber sobre esta planta. Minha mãe ficou encantada.
    Obrigada pelas informações

Comente sobre o post