Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




calliandra1

A esponjinha também é conhecida popularmente como esponja; mandruvá e quebra-foice, pertencente à família Fabaceae, originária do Brasil.

É considerada como um arbusto muito ramificado de 1 a 2 m de altura, de grande qualidade ornamental por sua folhagem e floração abundante em diversas épocas do ano, sendo também indicada para a formação de cercas-vivas.

Suas folhas são compostas, bipinadas e opostas, com folíolos pequenos, de cor verde escura. As flores nas na extremidade do caule e tem a forma de um pompom. As flores formam capítulos densos, com estames cor de rosa, também podendo ser brancos e roxos, em outras variedades. A inflorescência é formada por estames finíssimos, unidos em uma coroa arredondada e perfumada.

Calliandra brevipes

Seu florescimento ocorre na primavera e verão. Atraem beija-flores e borboletas. Em paisagismo é muito usada como planta isolada, formando conjuntos, em calçadas, vasos e como cerca-viva podada ou não. A esponjinha é uma planta tolerante a geadas e ao frio

Cultivo
Deve ser cultivada a sol pleno, não é muito exigente quanto ao solo, mas aprecia solo fértil, enriquecido com matéria orgânica, irrigado periodicamente. Seu habitát natural é em locais úmidos e às margens de rios.

Rústica, não precisa de adubo, mas para garantir maiores floradas, fazer adubações anuais com esterco de gado bem curtido e farinha de osso, ou adubo químico NPK 4-14-8.

Calliandra

Recomenda-se fazer podas de limpeza, removendo galhos secos e doentes. Aceita muito bem podas, sendo muito utilizada em topiária.

Reprodução
Multiplica-se por meio de estacas, mas com maior facilidade através de sementes, originando plantas mais vigorosas.

janela 2945

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post