Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Euphorbia Milii

A coroa-de-cristo é uma planta da família Euphorbiaceae, originária de Madagáscar, muito difundido no Brasil, onde é utilizado como planta ornamental e como proteção em cercas vivas.

É também conhecida pelos nomes populares de coroa-de-espinho, colchão-de-noivas, dois-irmãos, bem-casados e martírio.

Consiste em um arbusto do tipo suculento, perene, e apresentam grandes variações de tamanho, indo de cerca de 1,5 até 2,5 m de altura. Muito ramificado, com ramos compridos e contorcidos, armados de numerosos espinhos com cerca de 2,5 centímetros de comprimento.

É uma planta bastante ramificada, com longos ramos contorcidos, providos de numerosos espinhos afiados em forma de agulhas, medindo cerca de 3 cm de comprimento.

Euphorbia_milii_01

A planta é semi-herbácea, e apresenta folhas concentradas principalmente na parte superior dos ramos. Possui pequenas inflorescências protegidas por brácteas de coloração vermelha, podendo apresentar variedades de coloração amarela que, dependendo da luminosidade do sol intenso se tornam levemente róseas.

Suas inflorescências vermelhas, róseas, amarelas ou brancas são formadas durante o ano todo, e possuem grande valor ornamental. Dá um aspecto mais seco ao jardim.

É adequado para bordaduras ou renques, com função de cerca-viva promovendo impedimento físico da passagem de pessoas e alguns animais. Se necessário, é mantido podado.

A planta produz um látex bastante tóxico. Porém, os espinhos da planta já costumam manter as crianças longe delas, não oferecendo grandes riscos.

euphorbia-milii-11

Mas lembre de lavar bem as mãos após manusear a planta, pois o látex é irritante. Cresce em regiões de baixas e altas temperaturas, mas não tolera geadas.

Cultivo
Estas plantas devem ser cultivadas a pleno sol, para que cresçam continuadamente, de preferência em solos férteis e com regas periódicas, mas se adaptam facilmente depois de estabelecidas em solos fracos e com pouca água. Tolera meia-sombra, mas geralmente não floresce nessas condições.

A planta prefere umidades relativas do ar baixas, o que ocorre mais em locais mais quentes. Não tolera solos encharcados, portanto, deixe a terra secar bem antes de regar novamente, e nunca deixe a terra inundada.

Euphorbiamilii

Como reproduzir
Multiplica-se facilmente, no inverno, por meio de estacas dos ponteiros, preparadas de preferência durante o inverno, porém podendo ser estaqueadas diretamente no local de plantio definitivo. Para fazer as estacas, corte algumas pontas da planta e lave o látex, deixando secar por um dia antes do plantio.

O seu manuseio deve ser sempre realizado com luvas grossas e com bastante cuidado, devido tanto a presença dos numerosos espinhos, como por apresentar um látex tóxico, que pode provocar irritação nas mucosas dos olhos, na boca e na pele.

entardecer

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post