Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




caliandra_2

A caliandra é um tipo de planta que possuem flores, podendo ser em forma de arbustos ou de pequenas arvores. Atualmente existe cerca de 200 espécies de caliandra, planta que teve sua origem na América do Sul, mais precisamente no Brasil. No entanto, a caliandra é facilmente encontrada e cultivada em países como Argentina e Uruguai.

A planta pertence a família das Fabaceae e é uma espécie de planta que é bastante encontrada e cresce ao longo das margens de rios caudalosos, normalmente elas se desenvolvem em locais que possuem pedras expostas, que geram condições das raízes aderirem com força e firmeza ao solo.

A caliandra é popularmente conhecida pelos nomes de: arbusto-chama, buchinha-vermelha, cabelo-de-anjo, diadema esponjinha, espinho vermelho, esponjinha-sangue, esponjinha-vermelha, topete-de-cardeal e topete-de-pavão.

caliandra rosa

As características da Caliandra
A planta pertencente a categoria dos arbustos (árvores de pequeno porte que podem ser cultivadas formando moitas e até mesmo cercas-vivas). É uma planta muito resistente, pois são arbustos que podem ficar submersos por um período, e ainda suportam a correnteza dos rios quando estes estão cheios. A caliandra pode chegar a medir 4 m de  altura.

A caliandra é uma planta lenhosa (plantas que possuem a capacidade de produzir madeira como tecido que serve de suporte dos seus caules) e muito florífera.

Possui caule ramificado (tipo de caule que desenvolve gemas e ramos laterais), folhas compostas (a folha é subdividida em folhas menores), bipinadas com folíolos bem pequenos e apresentam uma coloração verde escura.

A floração da caliandra é abundante e vistosa e apresenta flores de cor vermelha, que possuem um formato globoso (forma de globo) e é composta por vários estames (órgãos masculinos das plantas que produzem flores) longos e finos, que são unidos por uma coroa arredondada que acabam dando a flor um aspecto muito parecido a pompons.

Calliandra-3

As flores são do tipo umbela (formato que lembra um guarda chuva), pentâmeras (flores que apresentam 5 folhas em cada verticilo). Floresce durante quase todo o ano, no entanto o florescimento ocorre principalmente na primavera e verão.

Os frutos da Caliandra são legumes que possuem aberturas espontâneas de forma explosiva, que lançam as sementes por vários locais, principalmente nos rios, que fazem o papel de espalhar as sementes.

Os frutos são legumes de deiscência explosiva, lançando as sementes em geral dentro do rio, o qual faz o papel de dispersor.

O tronco da caliandra é composto por ramos, que preenchem o arbusto desde o chão até a copa da planta.

É uma planta típica de ser cultivada em regiões de clima equatorial, subtropical e tropical. Ela se caracteriza por ser uma planta perene (plantas que possuem ciclos de vida longos).

Por ser uma planta que resiste ao frio, a caliandra é uma planta que se destaca no inverno, pois, a maioria das plantas arbustivas florescem nos períodos mais quentes do ano, não resistindo as baixas temperaturas.

caliandra_22

O cultivo da Caliandra
A planta se caracteriza por ser rústica (tipos de plantas que conseguem se desenvolver sem a necessidade de muitos cuidados por parte da pessoa que a cultiva), o que facilita bastante o seu cultivo, pois ela é uma planta que não exige muito do seu cultivador.

É uma planta que se adapta com extrema facilidade as regiões de clima equatorial, subtropical e tropical, gostando do clima ameno.

Deve ser cultivada a sol pleno, e preferencialmente em solo fértil e com boa capacidade de drenagem (capacidade de absorção da água por parte do solo). Para manter a fertilidade do solo, pode ser utilizado húmus de minhoca, sendo reforçado pelo uso de farinha de osso.

O ideal é que o solo fique úmido, no entanto não precisa ficar encharcado. É importante que sejam realizadas regas periódicas, o ideal é que a caliandra seja regada em média 2 vezes por semana. No entanto, elas devem ser realizadas somente quando a terra estiver seca, no entanto ela não precisa chegar a ficar ressecada.

É interessante que se realizem podas na caliandra, pois estas estimulam o adensamento da planta, incentivando assim o controle do crescimento desordenado da planta (a poda é importante de ser realizada quando a planta é usada como cerca-viva ou arvoreta).

Uma característica da caliandra é que ela é uma planta que tolera e é bastante resistente as temperaturas frias.

caliandra_11

Multiplicação e reprodução da Caliandra
A espécie se reproduz através de 2 formas:
* Por propagação de suas sementes;
* Por estaquia;

Com relação à multiplicação por propagação das sementes, a caliandra através de suas flores faz a produção de sementes e estas são semeadas e espalhadas nos mais diversos locais, e assim a planta vai proliferando para outros locais.

Com relação à multiplicação por estaquia (divisão da planta em mudas), este é um método de reprodução assexuado das plantas, que é formado através da separação de ramos da planta em pequenas mudas. Contudo, essas mudas necessitam possuir raízes e ramos para que a caliandra tenha condições de ser plantado em um novo local, crescer e formar uma nova planta.

Caliandra - bonsai

Utilidades da Caliandra
A caliandra é um tipo de planta que se caracteriza por ser ornamental. É uma planta arbustiva muito usada na ornamentação topiária (arte de podar as plantas em formas ornamentais).

É usada no paisagismo tanto em ambientes urbanos quanto em ambientes rurais. A espécie é muito cultivada em calçadas e parques, podendo criar belos efeitos quando bem cuidadas e podadas.

Essa característica de ser usada como uma planta ornamental é realçada devido ao charme que as felpudas flores vermelhas demonstram para as pessoas. Essas flores causma fascínio e encantamento nas crianças e mulheres.

As flores atraem e são visitadas por aves e insetos, como por exemplo: mamangavas, borboletas, mariposas, beija-flor e outros que realizam o processo de polinização (ato sexual das plantas espermatófitas).

Além disso, ela é um tipo de planta muito usada para formar as chamadas cercas-vivas e os renques (fileira de árvores) informais.

Em uma de suas espécies (Caliandra selloi) a caliandra pode ser cultivada como belos e floridos bonsais. Ela também pode ser cultivada de maneira isolada, o que dá um grande destaque ao jardim, quando a caliandra está florida.

em dois minutos

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post