Características e cultivo da Caliandra (Calliandra tweedii) - PlantaSonya - O seu blog sobre cultivo de plantas e flores
Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Caliandra_1

A calliandra, que são também conhecidas como arbusto-chama, esponjinha, esponjinha-sangue, esponjinha-vermelha, e topete-de-pavão, é um arbusto nato do Brasil de no máximo 1 m de altura, é comumente usada para criar cercas vivas informais e se destaca graças as suas flores vermelhas de aparência “felpuda” graças a enorme quantidade de estames longos e finos.

As flores aparecem na primavera e no verão. Devido a delicadeza e finura de suas folhas ocorre num processo natural um fechamento das mesmas durante a noite. Suas flores são muito graciosas em forma de pompom em cores que vão do branco ao vermelho. Surgem frutos no verão após a floração primaveril.

Das flores, surgem frutos, que se partem quando maduros, espalhando as sementes (como o legume vagem).

caliandra flor

É uma planta facílima de se cultivar, se adaptando melhor a lugares com abundância de sol, mas também pode ser cultivada em vasos para a criação de bonsais. Para fazer seu plantio cave uma cova no solo, revolva a terra misturando ela apropriadamente aos fertilizantes necessários e adicione a planta, cobrindo o torrão até o nível apropriado.

A calliandra cresce muito bem na maioria dos solos nacionais, aconselha-se apenas adicionar um pouco de adubo orgânico, preferivelmente com farinha de ossos por ter uma maior alcalinidade a mistura no intuito de garantir que a planta não sofrerá de nenhuma falta nutricional.

caliandra

Cuidados
No inicio de sua vida devemos fazer irrigações mais constantes, de preferencia diariamente, pois a planta apresente um maior metabolismo, absorvendo mais água para crescer. Após ela atingir um maior porte as regas podem passar a ser em dias intercalado.

A adição de mais adubo orgânico misturado a NPK rico em fósforo de ano em ano sobre o solo é útil para mantê-lo bem fértil e estimular uma melhor floração.

Pode-se fazer podas de limpeza caso tiver ramos mortos ou doentes, mas não é algo comum nesta planta de extrema resistência. Sua multiplicação é feita por estacas e sementes e é tolerante ao frio.

correnteza_33

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post