Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Euphorbia leucocephala

A Euphorbia leucocephala pertencente a família botânica Euphorbiaceae ficou conhecida em quase todo Brasil pelos seus nomes populares como: cabeleira-de-velho, cabeça-branca, flor-de-criança, leiteiro ou neve-da-montanha. Esses nomes populares foram inspirados justamente por causa de sua copa coberta de inflorescências brancas.

Nativa do sul do México até a Costa Rica, a cabeleira-de-velho é típica de clima tropical. A bela espécie atinge até 3 m de altura, suas inflorescências brancas e pequenas surgem do outono até o início do Inverno, pode ser cultivada em grupos ou isoladamente, ao sol pleno e em solo arenoargiloso acrescido de matéria orgânica, regado periodicamente.

Euphorbia_leucocephala_3

Apresenta copa arredondada e compacta, lactescente de seiva tóxica; Seu porte é pequeno, atingindo de 2 a 3 m de altura. Floresce abundantemente no outono e inverno, com pequenas flores brancas, em forma de estrela; Deixando o arbusto completamente branco.

A Euphorbia leucocephala é uma espécie de fácil manutenção, perde suas folhas no outono-inverno; A iluminação artificial  inibe ou atrasa o florescimento da planta.

Em projetos de paisagismo, deve ser cultivada isolada, em gramados, para realçar sua floração. Apesar de arbustiva, a  Euphorbia leucocephala pode ser conduzida como arvoreta, através de podas de formação.

Este arbusto pode ser cultivado em jardins em vários estilos, como:
* Jardim contemporâneo.
* Jardim japonês.
* Jardim italiano.
* Jardim francês.

Euphorbia_leucocephala_3

Sugestões de espécie que se integram com a Euphorbia leucocephala, para realizar projetos de paisagismo.
* Árvore: Ipê branco
* Arbusto: Primavera de flor branca
* Touceira: Fórmio
* Forração: Cinerária marítima.

Dicas para o cultivo saudável da Euphorbia leucocephala:
* Regue a planta  1 vez na semana.
* Cultive sob sol pleno ou meia sombra, com preferência á sol pleno.
* Cultive em solo fértil, bem drenado e rico em matéria orgânica.
* Realize limpeza da planta quando cessar a floração.
* Realize mudas através de sementes ou estacas aproveitadas da poda.
* Adube com fertilizante mineral, NPK 04-14-08

Multiplica-se por meio de sementes ou estaquia. Quando cultivada em áreas de meia sombra, sua floração é bem restrita.

Siga estas dicas de cultivo e a planta, ficará livre de pragas e doenças, e se manterá com a aparência exuberante, acrescentando vida, na decoração do ambiente.

floresta magica

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post