Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




bambu_barriga_de_buda

O bambu-barriga-de-buda é uma planta rizomatosa, entouceirada e de hastes e folhagem ornamental. Seu uso ainda é restrito, mas vem se popularizando nos últimos anos como planta de dupla função: escultural e cerca-viva.

Apresenta colmos com entrenós curtos e engrossados, o que lhe confere o aspecto tão característico e curioso. Inicialmente os colmos são verde escuros, mas com a maturidade adquirem tons amarelos a castanhos.

As folhas são alongadas e de cor verde. Elas caem a cada novo crescimento. Assim como outros bambus, esta espécie raramente floresce.

Os colmos “engrossados” deste curioso bambu necessitam de um tanto de estresse para se formarem. Assim, para gominhos bem evidentes, plante em vasos apertados ou em locais com solo bem drenado e pobre em nutrientes.

barriga-de-buda

Nestas condições o bambu-barriga-de-buda permanece com o porte controlado e com crescimento mais lento, porém muito escultural. Por esta característica, ele é um dos bambus preferidos para a arte do bonsai.

Quando cultivado em colmo único ou em grupos de três, podado no topo, assemelha-se a uma arvoreta. Desta forma fica magnífico em vasos adornando varandas, pátios e até mesmo ambientes internos bem iluminados.

No entanto, se cultivado onde possa crescer livremente, com clima tropical e em solo fértil e humoso, o bambu-barriga-de-buda pode se tornar rapidamente um frondoso bambusal.

Neste caso, ele desenvolve uma fina ramagem desde à base, como muitas folhas, que funcionam como um excelente quebra-vento e reduzem também a passagem da poeira e do barulho.

Assim, pode ser utilizado como uma poderosa cerca-viva, com a vantagem extra de efetuar um bom controle da erosão e dar privacidade a diferentes áreas do jardim.

Quando for feito o plantio das mudas, é importante manter a terra úmida, mas não encharcada no inicio (primeiro mês). É recomendo a rega a cada três dias, se não chover, obviamente.

A maioria das espécies de bambu não se adapta bem em terrenos alagados como pântanos onde a agua é perene. Se houver enchentes de 3 meses por ano, como em beira de rios, por exemplo, não há problemas.

barrigadebuda

Seu cultivo deve ser sob sol pleno ou meia sombra, em solos pobres ou férteis, de acordo com a função que lhe será dada. Aprecia regas regulares, deixando o solo secar entre as regas. Não tolera geada ou frio intenso (abaixo de 9°C).

Em caso de renques ou grandes touceiras, fertilize mensalmente com adubos próprios para gramados. Sua multiplicação é feita por divisão da touceira ou por sementes. O plantio deve ser realizado preferencialmente na primavera.

O Bambu-barriga-de-buda é um bambu muito raro e de extrema beleza. Da família Bambusa, primo do bambu Imperial, por exemplo, forma como que barrigas nos entrenós (distancia entre os nós, divisórias dos bambus).

Grande parte dos bambus é muito tolerante à poda, portanto não hesite em apará-lo.

Diferentemente do eucalipto, bambu não atrai formigas e não é necessário aplicar formicidas.

liquen

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post