Cambará – (Lantana camara) - PlantaSonya - O seu blog sobre cultivo de plantas e flores
Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




lantana_camara_

Nome Científico: Lantana câmara
Nome Popular: Cambará, cambarazinho, lantana-cambará, verbena-arbustiva, cambará-miúdo, cambará-de-cheiro, cambará-verdadeiro
Família: Verbenaceae
Origem: América Central, América do Sul e florestas da Índia
Ciclo de Vida: Perene

Arbusto florífero de efeito muito ornamental, o cambará é excelente para a formação de maciços e bordaduras. Suas folhas são muito pilosas e os seus ramos flexíveis podem ser eretos ou semipendentes. As inflorescências são compostas numerosas flores, formando mini-buquês das mais variadas cores, como laranja, rosa, vermelho, amarelo e branco; sendo comum observar, na mesma inflorescência, flores com colorações diferentes.

Deve ser cultivado a pleno sol, em solo fértil enriquecido com composto orgânico, com regas periódicas. Tem grande potencial invasivo, tornando-se daninha em determinadas situações. Também é considerada planta tóxica e sua utilização terapêutica deve ter acompanhamento médico. Tolerante ao frio e às podas. Multiplica-se por estacas e sementes.

As plantas desta espécie são utilizadas para confecção de bonsai. Têm folhas de cerca de 7 a 8 cm, flores que mudam de cor durante a maturação e podem ser trabalhadas, facilmente. A madeira é fácil de trabalhar e o crescimento é lento.

cestinha de flores

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. #1
    Fatima Janaina de Araújo 
    Tuesday, 17. May 2011

    Tenho Cambará em casa ( 3 pés) e sempre usei as folhas para fazer chá expectorante. Hoje meu filho está com 24 anos e desde que tinha 6 anos ele só toma esse chá qdo esta com tosse.
    O meu Cambará é do rosa, desse eu não tenho medo de ser venenoso, pois o efeito expectorante é otimo. Os de outras cores eu não uso e nem recomendo para ninguém.

Comente sobre o post