Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




astrapéia

Nome Popular: Astrapéia, Astrapéia-rosa, Flor-de-abelha
Origem: Madagascar

A astrapéia é uma arvoreta ou arbusto perene, de ótimas características ornamentais, que se espalhou pelo mundo por sua exuberância e popularidade. Apresenta um porte pequeno para um árvore, alcançando cerca de 2 a 5 metros de altura. As folhas são grandes, de cor verde brilhante e pubescentes na página inferior. As flores surgem no outono e inverno, e são sustentadas por longos pedúnculos, pendentes e com numerosas flores de cor rosa a avermelhada, ricas em néctar e delicadamente perfumadas. Produz frutos do tipo cápsula, que se dividem em cinco partes.

Ela é uma árvore de rápido crescimento e baixa manutenção, que se destaca principalmente em plantios isolados, mas que pode ser parcialmente sombreada por outras árvores ou construções. As inflorescências pendentes atraem muitas abelhas e possuem perfume agradável e suave, que lembra o coco. As flores velhas permanecem nos ramos, adquirindo uma cor amarronzada e devem ser removidas para um melhor aspecto da planta. Além disso essas flores velhas podem desprender um odor desagradável e atrair moscas. Com podas regulares de formação, é capaz de adquirir porte e formato arbustivo. Há diversos híbridos comerciais disponíveis.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Sendo de clima subtropical, a folhagem da astrapéia não é muito resistente a geadas fortes. Fertilizações na primavera e verão estimulam um crescimento saudável e florações exuberantes. Multiplica-se por sementes e mais facilmente por alporquia e estaquia de ramos semi-lenhosos ou de ponteiros.

BettyBoop16

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



8 Responses

  1. #1
    arnaldo franchini filho 
    Wednesday, 16. March 2011

    Voces sabem onde eu consigo mudas de ASTRAPEIA e também do MUTRE (aloysia virgata) aqui em Sâo Paulo – SP ?

    Grato

  2. bom dia, tenho mudas de astrapeia branca e tambem vermelha, mudas e sementes de mutre. Só que moro em Fortaleza-CE.

  3. Gostaria de saber como espantar as borboletinhas que ficam nas astrapéias? São umas borboletinhas brancas e pretas.

  4. Como espantar umas borboletinhas conhecidas como a soldadinho?

  5. #5
    Sonia Bruno 
    Tuesday, 3. April 2012

    03/ o4/2012.
    Ganhei hoje uma muda de astrapéia de minha nora, apesar de morar em apto
    tenho uma aria que apanha sol.
    Vou cuidar com muito carinho e quando tiver florida prometo enviar a foto por
    e-mail.
    Obrigada
    Sonia

  6. #6
    francisco 
    Tuesday, 31. July 2012

    Estou precisando de sementes ou mudas de Astrapéia e Mutre, para formar um pasto apícola. Alguem pode me ajudar? moro em Brasília e se necessário pago o frete.

  7. #7
    giovanna de cicco 
    Friday, 10. August 2012

    Sr. Olava. vc é de fortaleza. eu desejaria uma muda dele. com eu faço para comprar de vc?

  8. estou precisando muito de mudas de ASTRAPEIA, para melhorar o pasto apícola da minha região do litoral RN, se alguém puder me ajudar ficarei muito contente , pois se alguém quiser ligar meu numero e 8851 6511 e 9122 9829.

Comente sobre o post