Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




érica-japonesa

A érica-japonesa é um arbusto ereto pertencente à família Myrtaceae e tem origem na Austrália, Nova Zelândia. Possui muitas flores, além de delicado e muito belo. Com textura semi-lenhosa, seus ramos são bastante ramificados.

É também conhecida com o nome de árvore-chá devido ao famoso navegador inglês James Cook, já que sempre utilizava suas folhas para fazer chá, durante suas explorações pela Oceania.

A princípio podemos notar que seu aspecto é mais aberto, porém se aplicarmos podas leves e frequentes podemos chegar a um arbusto mais formoso e compacto. Sua floração acontece na Primavera e no Verão, aprecia muito o frio, desenvolvendo-se melhor em climas mais amenos, condição esta que favorece uma floração em abundância.

Suas flores são pequenas nas cores branca, vermelha ou rosa, tanto podem ser simples como dobradas. Suas folhas se caracterizam por uma coloração verde-acinzentado, são diminutas e aromáticas e recobrem por inteiro os ramos deste belo arbusto.

A Érica é um arbusto perene que deve ser cultivado sob sol pleno, com solo bem drenável e fértil, enriquecido com matéria orgânica.

Deve ser irrigado periodicamente já que na falta de água suas folhas caem e não se regeneram, e nas áreas que já floresceram, não floresce mais.

érica

As adubações devem ser periódicas, sua multiplicação é por sementes que são produzidas em grande numero e colhidas após a queda das flores, embora também pode multiplicar-se por estaquia. Este arbusto não tolera calor tropical.

A Érica também é muito apreciada na arte do Bonsai, por apresentar naturalmente flores e folhas pequenas. Pode ser plantada em jardim como bordadura, como planta isolada ou em maciços, mas a quem prefira um bom vaso, que aliás, fica muito bonito.

Mais algumas informações para auxiliá-los em oferecer as melhores condições para o cultivo desta bela espécie.
Muitos relatam um aspecto diferente na érica-japonesa após o replantio em jardins e vasos, perda de flores e galhos com expressão ressequida e sem vida, isto se deve ao fato da érica-japonesa ser muito sensível em suas raízes, em casos onde as raízes são muito agredidas pode se correr o risco de até perda da muda, então é preciso cautela no replantio da érica-japonesa, ela é uma planta bela mas muito sensível, se for preciso mexer nas raízes, é melhor esfarelar com cuidado o torrão de solo e preservar ao máximo as raízes.

érica1

Ela pode adaptar-se em regiões mais quentes, isso vai depender do quanto ela vai ficar exposta ao sol pleno, seria aconselhável que ela só recebesse o sol da manhã ou do final da tarde, leva algum tempo, mas na maioria das vezes a Natureza nos surpreende e faz com que a planta de adapte ao clima, mas é preciso ficar atento para não faltar água na planta, mais calor é evidente que é necessário mais atenção com as regas.

Fique atento às folhas, elas servem de termômetro para a situação, começou cair folhas é sinal de falta de água, evite também água clorada, a água de chuva seria a melhor escolha, mas na falta dela, água de poço semi-artesiano é sempre a melhor opção.

Nestas condições de readaptação da érica-japonesa ao calor intenso, é aconselhável tomar cuidado também com as podas, eu evitaria para que a planta sofresse o menos possível, é melhor uma espécie mau podada do que morta.

O encanto exótico da érica-japonesa conquista a todos, então todo esforço para cultivar esta espécie é sempre recompensador.

folhasaovento9

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post