Ameixa-de-natal – (Carissa macrophylla) - PlantaSonya - O seu blog sobre cultivo de plantas e flores
Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




carissa-7

Nome científico: Carissa macrophylla
Nome popular: caranda, ameixa de natal, ameixa-de-espinho laranjunha
Família: Apocynaceae.

Arbusto lenhoso, ramificado e espinhento nativo da Indonésia e atinge a altura de 2 a 3 m. As folhas são coriáceas, suculentas, glabras e persistentes. Apresenta flores solitárias, terminais e axilares, com corola tubulosa terminando em forma de estrela, formadas durante quase o ano todo. Os frutos são vermelhos e bastante decorativos.

Deve ser cultivada a pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil, permeável e com umidade constante. Tolera bem as geadas e alta salinidade do solo.

Propagação: multiplica-se por sementes e estacas.

Usos: pode ser cultivada isoladamente e em grupos formando maciços ou cercas vivas.

Curiosidades: seus frutos podem ser consumidos crus ou na forma de doces e geléias.

A planta é ornamental e pode ser cultivada em vasos.

Todas as partes desta planta são tóxicas, com exceção dos frutos maduros. Por ter espinhos afiados não deve ser cultivada em área de circulação de pessoas.

27977_126227960722490_123901794288440_321629_4867559_s

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post