Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




podridão mole01

Nome da doença
Podridão-mole

Agente causador
Pectobacterium carotovora

A doença
É a principal doença bacteriana das orquídeas. Essa bactéria produz enzimas pectinolíticas, que degradam pectatos* de cálcio da lamela média junto à parede celular, sob umidade elevada, sendo frequentes em Phalaenopsis, Cattleya e Laelia

Sintomas
As lesões ocorrem inicialmente nas folhas, sob a forma de anasarca (encharcamento dos tecidos), e ao atingirem o pseudocaule causam a morte da planta.

Práticas de manejo
Emprego de irrigação que evite acúmulo de água, especialmente em Phalaenopsis, cujas folhas formam ângulo de inserção com o caule próximo a 900. Evitar ferimentos durante tratos culturais. Maior espaçamento possível entre planta. Efetuar adubação equilibrada e rica em cálcio. Remoção e queima de folhas infectadas. Isolamento e terapia de plantas doentes com pulverizações à base de cobre.

*(Designação genérica dos sais que resultam da ação do ácido péctico sobre as bases…)

margaridinha-rosa

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post