Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




adenium obesum

A rosa do deserto tem origem nos desertos do continente africano e da Arábia. Suas lindas flores de diversas cores adoram o sol e tem se tornado o desejo de muitas pessoas.

Conheça um pouco mais
A rosa na verdade é um tipo de orquídea também chamada de flor do deserto/sertão, que possui um caule grosso e uma grande quantidade de flores, folhas e galhos, o que favorece em seu visual robusto e ao mesmo tempo delicado.

Ademais, seu galho possui boa parte do material genético, por este motivo ele é usado facilmente para dar vida a novas mudas. Com isso, aprenda como enraizar a rosa do deserto em novos vasos.

Passo a passo
Como já dito, seu galho é clonado facilmente, fazendo, portanto, uma reprodução assexuada. Para isso, você deve utilizar um galho saudável, sem pragas e realizar um corte em sua base.

Logo após, passe uma pitada de canela onde foi feito o corte, e reserve por 1 dia, isso irá favorecer a cicatrização do corte.

Em seguida, é hora de limpar o galho. Retire todas as folhas e brotos do galho, isso garantirá que todos os nutrientes e energia sejam destinados para a produção das raízes. É interessante também passar um pouco de canela nos cortes por ter função fungicida e antibacteriana.

Em seguida, é hora de preparar o vaso. Primeiramente, escolha um vaso pequeno, futuramente você poderá transferir para outro vaso definitivo. Preencha o vaso com areia e algum fertilizante.

Uma dica é utilizar a areia grossa de rio, o importante é que deixe a terra soltinha, bem drenada e ao irrigar não fique pastosa ou compacta.

adenium obesum

Quanto ao fertilizante, deve ser orgânico, podendo inclusive ser usado algum vendido especificamente para a rosa do deserto. Entretanto, deve-se evitar usar húmus de minhoca devido ao risco de conter ovos, que ao eclodir, irão prejudicar o enraizamento da rosa.

Por fim, é o momento de plantar o galho. Faça um pequeno furo com um palito ou com o dedo, cerca de 5cm é suficiente. Encaixe o galho, cubra com a terra e pressione levemente para ele ficar firme.

Cuidados gerais
Nos primeiros meses, enquanto o galho ainda está produzindo suas raízes (de 1 a 2 meses), a planta deve estar em meia sombra, recebendo sol apenas no início da manhã e fim da tarde, mas deve existir bastante luminosidade no local.

Além disso, as regas devem ser moderadas, para apenas evitar que o solo seque, mas sem encharcar ou compactar a terra.

Após enraizada, então você pode transferir para outro vaso contendo os mesmos tipos de terra, e acrescentado carvão triturado, palha de arroz ou cascas de pínus, para garantir maior drenagem do solo.

passarinho_1

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post