Saiba como deixar seus cactos com lindas flores - PlantaSonya - O seu blog sobre cultivo de plantas e flores
Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




cactus

Quando ouvimos a palavra cactos logo nos lembramos de espinhos correto? No entanto, eles possuem outra característica especial que com certeza merece ser lembrada.

Alguns cactos são rápidos e apresentam a primeira florada rapidamente. Já outros, testam a paciência dos cultivadores, levando vários anos para a primeira florada.

Fazer um cacto florescer pode parecer às vezes uma missão impossível. No entanto, as flores dos cactos são consideradas umas das plantas mais espetaculares da natureza por suas vivas cores.

A flor de cacto é considerada uma das espécies mais espetaculares e belas da natureza pelo contraste proporcionado pela sua delicadeza em relação à robustez da planta. Essas características as tornaram símbolos da persistência, força e fortuna. Por esse motivo, a maioria das pessoas que cultivam essas plantas espera que elas floresçam.

Cleistocactus samaipatanus

Apesar de exigir muita persistência, ter um cacto com flores é possível desde que você siga algumas técnicas e cuidados constantes. E eles começam procurando mais informações sobre o tipo da planta que você cultiva, uma vez que nem todas florescem na mesma época.

É essencial que conheça bem o tipo de cacto que tem em casa já que nem todas as suas variedades florescem. Inclusive, há alguns cactos que apenas abrem suas pétalas durante algumas horas limitadas.

Se quiser fazer florescer seu cacto, é importante que seja informado na hora de adquirir e saiba em que época floresce para poder adubá-lo um ou dois meses antes com um fertilizante com alto conteúdo em potássio.

Durante o inverno, será importante que afaste o cacto do frio e que o situe no lugar da casa com mais luz solar. É durante esta época quando os cactos repousam, por isso, deverá reduzir sua irrigação em uma ou duas vezes ao mês.

Na primavera e verão deverá vigiar para que seu cacto esteja sempre úmido, embora seja importante evitar qualquer encharcamento de água. É recomendável localizar o cacto em um lugar que receba muitas horas de sol.

Durante o outono, o cacto mal precisará de água já que terá armazenado a quantidade suficiente durante os meses anteriores. Se você perceber que sua planta está muito seca, regue um pouco, mas nunca em abundância.

cactus florido

Conte com o sol para deixar seu cacto com flores
Como plantas do deserto, os cactos precisam de muitas horas de sol direto para florescer. Caso contrário, tendem a gastar energia procurando por claridade, o que praticamente os impossibilitará de conceber flores.

Por isso, se você costuma deixá-los dentro de casa, mesmo perto da claridade, o mais recomendado é mudá-los para um local que bata sol pleno e seja, ao mesmo tempo, livre de umidade e bem ventilado.

Mas atente-se para fazer isso aos poucos, primeiro levando a planta para um banho de sol somente uma vez por semana e vá aumentando essa frequência paulatinamente. Isso é importante porque a espécie precisa de um período para se acostumar ao novo ambiente.

Durante o inverno, você deve tirar o seu cacto dos locais mais frios e colocá-lo onde tiver a maior exposição solar. Como é nessa fase que a planta repousa, as regas devem se reduzidas para uma ou duas vezes ao mês.

cacto_1

Tenha paciência
Não desespere se o seu cacto não floresce, já que são plantas de crescimento muito lento e algumas podem demorar inclusive anos em oferecer sua primeira flor. Terá de ter paciência para desfrutar desta maravilha da natureza.

Para ajudar, você pode adubar a planta com um produto adequado, encontrado facilmente em lojas de materiais para jardinagem.

caminho com chuva

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post