Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




_Adenium_obesum_

Nome Científico: Adenium obesum
Nome Popular: Rosa-do-deserto , Lírio-impala, Adenium
Família: Apocynaceae
Origem: Sul da África e Península Arábica
Ciclo de Vida: Perene

A rosa-do-deserto é uma planta herbácea, suculenta, de aspecto escultural e floração exuberante. Seu caule é engrossado na base, uma adaptação para guardar água e nutrientes em locais áridos. Alcança de 1 a 3 metros de altura se deixada crescer livremente. Apresenta folhas dispostas em espiral e agrupadas nas pontas dos ramos. Elas são inteiras, coriáceas, simples, de forma elíptica a espatulada, verdes e com nervura central de cor creme. Raríssimas variedades apresentam variegações, com folhas creme, salpicadas de verde.

Florações podem ser obtidas em plantas jovens, com apenas 15 cm de altura. O florescimento geralmente ocorre na primavera, sendo que há possibilidade de sucessivas florações no verão e outono. As flores são tubulares, simples, com cinco pétalas e lembram outras da mesma família como Alamanda, Jasmim-manga e Espirradeira. As cores são variadas, indo do branco ao vinho escuro, passando por diferentes tons de rosa e vermelho. Muitas variedades apresentam mesclas e degradeés do centro em direção as pontas das pétalas. Há ainda variedades de flores dobradas.

A rosa-do-deserto é uma planta que desperta aficcionados em todo o mundo, da mesma forma que orquídeas, bromélias, cactos, suculentas, carnívoras e bonsais. Há colecionadores dedicados à esta fantástica espécie, que produzem plantas com caules excepcionalmente esculturais e florações magníficas. Essa espécie ainda permite enxertia (garfagem), o que é bastante interessante para se produzir uma mesma planta com flores de variedades diferentes. Plantas antigas, de variedades raras, e bem trabalhadas alcançam preços exorbitantes no mercado, assim como bonsais.

Um dos segredos para deixar a base do caule interessante é levantar um pouco a planta, deixando a parte superior das raízes exposta a cada replantio, que deve ser realizado a cada 2 ou 3 anos. A planta enraizará normalmente. Para obter um aspecto engrossado e florações intensas, a utilização de um fertilizante de boa qualidade é fundamental. Ela não é muito exigente em nitrogênio, portanto uma fórmula específica de floração, que contenha mais fósforo é indicada. Jamais fertilizar uma planta sem antes irrigá-la, sob pena de queimar raízes e provocar queda das folhas.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo perfeitamente drenável, neutro, arenoso, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos esparsos e regulares. Não tolera o frio abaixo de 10ºC ou encharcamento. Apesar dessas exigências em drenagem não é bom deixá-la muito tempo sem regas. Em países de clima temperado e frio ela se torna semi-decídua e deve ser conduzida em estufas aquecidas no inverno. Ainda que tolere meia-sombra, florações abundantes só serão obtidas sob sol pleno.

Podas de formação devem ser criteriosas para não formar deformidades não naturais e cicatrizes feias na planta, e luvas, pois sua seiva é altamente tóxica.

Multiplica-se por sementes e estacas.

2e3f4799

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



16 Responses

  1. Plantei algumas folhas e galhos que cortei e enraizaram, sendo que o galho deu flores primeiro que a planta-mãe.

  2. #2
    Crislei 
    Friday, 3. June 2011

    Gostaria de saber mais sobre a Rosa do Deserto?
    E sobre outras plantas raras;

  3. #3
    rosenaldo 
    Monday, 15. August 2011

    Ganhei um rosa no dia dos pais, não poderia ganhar algo mais desejado, ela é linda. OBRIGADO!

  4. #4
    adevalques ferreira 
    Tuesday, 23. August 2011

    ganhei uma flor que não conhecia, que é chamada de rosa do deserto, pois muito linda e adorei, e quero cuidar muito bem dela, gostaria até mesmo de saber mais. Obrigado!

  5. #5
    edna kaori 
    Wednesday, 26. October 2011

    ola! Adquiri alguns exemplares de adenium (rosa do deserto) que já floriram! São lindas…mas dois exemplares tomaram muita chuva e ficaram com as folhas amareladas e totalmente xoxas na base! Será melhor cortar e tentar salvar o ápice ou deixo secar pra ver se salvo?!
    Me ajude por favor!

  6. #6
    loidete terezinha alflen 
    Sunday, 22. January 2012

    cultivo orquideas á varios anos mas a poco tempo conheci a rara rosa do deserto e pronto me apaixonei é um verdadeiro colirio aos olhos humanos uma beleza exuberante, cosegui dois exemplares e varias sementes que ja viraram mudinhas agora espero as flores e ja posso afirmar essa planta é Divina…

  7. #7
    Ercely Melo 
    Saturday, 17. March 2012

    Eu ganhei do meu marido uma rosa do deserto e fiquei muito mas muito feliz, pois é simplesmente bela. Tenho uma vermelha e gostaria de obter outros exemplares.Como?

  8. #8
    Leuda Areal 
    Monday, 26. March 2012

    Olá!
    Ganhei uma rosa do deserto, não sei se por excesso de água apodeceu a parte que fica dentro da terra. Ela está morrendo, me ajude!
    Se eu replantar os galhos eles criam raizes?
    Obrigada

  9. Ola,

    Pessoal sou produtor de rosa do deserto.em caso de duvidas fico a disposiçao.tenho varias mudas a venda..tenho tamanho e valores variados!!

    danilo_dieggo@hotmail.com

  10. #10
    Roberto 
    Thursday, 31. May 2012

    Tudo Bem
    Queria saber o momento que devo fazer uma poda, e como faço para gerar uma muda atraves de estacas, qual o tamanho do vaso ideal e o substrato que devo usar.

  11. #11
    giovani wailand 
    Thursday, 5. July 2012

    bom dia! eu tenho alguns exemplares da rosa do deserto, e algumas delas foram murchando e a batata foi apodrecendo. o que pode ter causado isso? imagino q possa ter insetos alimentando-se da seiva mas sou leigo no assunto. obrigado!

  12. Ola eu tenho um flor do deserto mais ele esta com um praga de abelha preta
    que corto todas ela eu não sei com a caba com elas
    por favor me de uma solução que eu sei com fazer?

    /

  13. #13
    Aparecida Maria de Araujo 
    Friday, 27. July 2012

    Tenho a rosa do deserto já tem algum tempo.Ela está c/]as folhas amarelas e caindo. Ela não flore como deveria ser, acho eu; é mto preguiçosa. Suas raízes não estão aéreas como vejo em fotos ao contrario, estão bem cobertas. O que faço? Por favor me oriente, preciso mudar de vaso ou oque?Agradecida. Nunca fiz nada com ela, somente q. a coloquei num vaso maior; isto já tem uns 2 anos +ou -.

  14. #14
    roberto 
    Sunday, 7. October 2012

    Olá Sonya, gostaria que me explicasse que tipo de mistura devo usar para replantar uma muda de rosa do deserto em um vaso maior, desde já agradeço.

  15. Olá,como não obtive resposta, torno a perguntar qual a mistura ideal que devo usar para replantar uma muda de rosado deserto em um vaso maior, ficarei muito grato se me responder.

  16. que site gostoso de visitar. adorei essa música.

Comente sobre o post