Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Rhipsalis holviana

Nome comum – Ripsales
Nome científico – Rhipsalis holviana
Família Cactaceae
OrigemFlórida, Argentina, África, Madagáscar e Ásia Tropical.

Cuidados – Como outros cactos da floresta, estas plantas necessitam de sombra; demasiadamente expostas ao sol, os caules tendem a ficar avermelhados e a murchar. Exponha-as a luz média e no final da Primavera e durante todo o Verão, coloque-as, se possível, num local à sombra no exterior.

Temperatura – A temperatura am­biente normal é a apropriada a todas as ripsales durante todo o ano, desde que a atmosfera permaneça suficien­temente húmida. Para aumentar o grau de humidade, coloque os vasos em tabuleiros com seixos molhados e pendure pratos com água sob os cestos suspensos. Pulverize ainda diariamente estas plantas com um jacto fino de água não calcária, se possível da chuva.

Rega – Nunca se deve deixar secar completamente estes cactos da flo­resta. Durante a Primavera e o Ve­rão, quando estão numa fase de cres­cimento activo, regue-os abundan­temente, de modo a manter a mis­tura totalmente húmida, mas não deixe o recipiente dentro de água. No Inverno, em condições de am­biente normais, regue moderada­mente as plantas, humedecendo completamente a mistura, mas dei­xando secar a camada superior de 1 cm entre duas regas. Como as ripsales não apreciam calcário, tente usar sempre água da chuva.

Adubação – Aplique mensalmente, durante todo o ano, um adubo rico em potássio e aumente a frequência da adubação nos períodos de flora­ção, adubando de duas em duas se­manas. Logo que aparecerem os botões florais e até os últimos se terem aberto, adube mais frequentemente.

Envasamento e reenvasamento – Para estes cactos é ideal uma mistura à base de turfa. Para proporcionar uma melhor drenagem, acrescente uma parte de areia grossa ou perlite para cada três partes de mistura. Nas plantas colocadas em cestos suspen­sos, forre o cesto com musgo para reter a mistura. Como têm raízes curtas, as ripsales não necessitam de recipientes muito grandes. Assim, uma planta com caules suficiente­mente longos para penderem um mínimo de 30 cm pode ser colocada num vaso ou cesto de 8-10 cm. No entanto, reenvase todas as ripsales uma vez por ano, mesmo que não necessitem de um recipiente maior. Retire a mistura velha, limpe bem o recipiente e reenvase a planta numa mistura nova. Pode realizar esta ope­ração em qualquer altura do ano, ex­cepto no meio do Inverno.

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post