Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




adenium-obesum-2

As raízes, como todos sabemos, é parte estética importantíssima nas rosas-do-deserto, claro, a importância maior é a fisiológica, pois é justamente pelas raízes que  a planta recebe a maior parte dos nutrientes necessários para seu desenvolvimento.

Se sua rosa-do-deserto estiver podre, não se desespere, muitas vezes há salvação. Limpe todas as raízes, ficando assim com as raízes nuas. Com uma colher, elimine toda parte lesionada (podre) e pendure a planta num local com sombra.

Deixe a planta nestas condições (pendurada) até que cicatrize toda ferida aberta. Isto levará no mínimo uns 5 ou 6 dias. Depois, replante com um novo substrato. Deixe a planta mais uns 3 a 4 dias na sombra, depois a leve gradativamente a pleno sol. Nestas condições, também poderá haver perda de folhas.

É bem provável que depois desta operação o caudex fique com um buraco. Este buraco será para sempre. Mas você poderá disfarçá-lo usando um cacto, uma pedra ou uma suculenta para tampar.

Lembre-se que na rosa-do-deserto suas raízes não podem ficar encharcadas e ou muito úmidas, pois elas tendem a iniciar o processo de “prodridão”, e isso pode ser fatal para a planta se não for diagnosticada em tempo.

Não é necessário fazer vistorias sistemáticas e contínuas, o quê você precisa fazer é observar a planta, suas folhas e sua rigidez.

Quando as folhas começarem a ficar murchas, o caudex da planta começa a ficar mole ou perder rigidez, bom, nessa hora uma vistoria é bem vinda, e nesse caso basta tirar a planta do vaso e observar as raízes depois de tirar o substrato todo.

Evite ficar fazendo vistorias sem necessidade, pois isso pode afetar o desempenho e até mesmo enfraquecer a planta levando a morte da sua Adenium.

adenium

O que fazer para evitar o apodrecimento:
* Usar o vaso adequado com furos para garantir a drenagem e as britas no fundo
* Usar o substrato nas proporções adequadas;
* Regar até 3 vezes por semana ou de acordo com a necessidade de cada estação;
* Evitar grandes quantidades de chuva na planta;
* Usar o bom senso e utilizar sua mão “sensibilidade” para checar se o substrato está ou não úmido antes das regas;
* A planta deve tomar no mínimo 5 a 6 horas de sol diária.

04

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post