Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




mandacaru

Outros nomes – Jamacaru
Propagação – sementes
Função – é utilizada na ornamentação de avenidas, ruas, parques e jardins e ainda servem para compor cercas vivas e vasos.
Floração – outubro

Características
Cactácea que ocorre naturalmente na caatinga dos estados do Piauí, Ceara, Rio Grande do Norte, Paraiba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e norte de Minas Gerais.

O mandacaru pode atingir 15 metros de altura, em seu caule existe a presença de muitos espinhos, espinhos esses que chegam atingir 20 cm de comprimento, que constituem sua defesa contra animais quando se esgotam os alimentos na caatinga.

É extremamente rústico, resistindo a longos períodos de seca. Seus ramos são irregulares, dispostos em ângulo agudo com o eixo principal levemente curvado, dando à planta um aspecto de um candelabro.

A flor do mandacaru chama atenção pelo tamanho (o diâmetro da corola, quando aberta, atinge até 0,15 cm), ela se abre somente durante a noite. Esta peculiaridade poderia ser considerada um fator adaptativo se considerarmos que, as principais espécies polinizadoras têm hábito diurno e mais: considerando a estrutura floral no mandacaru, apenas animais de determinado porte como besouros ou pássaros poderiam auxiliar no fenômeno da polinização.

Seu fruto, com cerca de 12 cm de comprimento, é vermelho, carnoso, com polpa branca, brilhante e comestível, embora insípido. A planta perde pouca água para a atmosfera devido à forma do seu caule (grosso e elipsóide) desprovido de folhas, o que reduz a superfície de evaporação do vegetal e por causa da presença de uma espessa cutícula que reveste os ramos, possui, no seu interior, tecidos mucilaginosos que podem absorver e armazenar grande quantidade de água.

As raízes também têm relevante importância no aproveitamento da água do ambiente, já que absorvem com facilidade todo o recurso hídrico a sua volta. Por isso, na estiagem, quando todas as plantas secam e perdem as folhas, o mandacaru mantém-se verde, contrastando com a paisagem.

aves-r28

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



8 Responses

  1. #1
    santino antônio fernandes borges 
    Saturday, 23. April 2011

    Gostei bastante desse “site”. É um descanso para os olhos cansados da mesmice diária e alimento para a alma. Parabéns. Continua assim!!!

  2. Olá! Sou de Porto Alegre – Rio Grande do Sul – ontem comprei um Mandacaru de aproximadamente um 40 cm de altura no carrefour e minguem soube me dizer como cuidar e qual o periodo de colocar água na planta, e se pode ficar dentro de casa. agradeceria pela resposta

  3. #3
    Gabrieli dos Santos 
    Saturday, 4. June 2011

    Olá eu sou de São paulo e queria saber se o cactos mandacaru pode ser conservado em casa

  4. Bom dia gostaria de saber o porque meu mandacaru aparece umas areias nele todo grudada o que isso?

  5. #5
    Alessandra 
    Thursday, 25. October 2012

    Olá tenho um mandacaru em casa e gostaria de saber de quanto em quanto tempo colocamos água nele.
    OBS: Por que não responde às perguntas???
    Obrigada.

  6. #6
    Efigênia Pereira 
    Sunday, 30. June 2013

    Gostei de suas informações.Ganhei um mandacaru que vivia no quintal, agora ele esta dentro de casa, mas próximo a janela.Ele esta enorme tipo 1,50cm, mas possui uns cortes secos numa altura de 50cm como se tivesse sido cortado, será que posso cortá-lo para corrigir este defeito Será que ele voltará a crescer?Obrigada

  7. Bom dia , a uns 3 anos ganhei de presente do maridão um mandacaru, em um vaso tão pequeno q me deu dó foi então que eu resolvi trocar, e quando eu vi ele já estava com mais de 30 centímetros apertado e novamente troquei o vaso, ontem 04/08/2013 eu via que havia caído uma cemente em outro vaso ao lado de uma outra planta e estava lá ele querendo chegar do tamanho do seu colega.
    Claro que eu coloquei em um vaso já mais espaçoso, pq eu sei que ele vai alcançar o outro .
    Já me pediram muda , pq ele ta realmente muito lindo.
    Resolvi procurar saber mais sobre esta planta para que eu não corra o risco de deixar ela doente .
    Converso com ela e as outras especies todos os dias .
    Gostei das dicas, e qualquer dia mando uma foto das minhas plantinhas.
    Obrigada.

  8. Olá, comprei um mandacaru de mais ou menos 1,00m de altura no carrefour, ele estava lindo bem verdinho então descidi deixa-lo na sala que era mau iluminada e mau ventilada por um mês. Depois achei melhor coloca-lo na frente da casa que bate sol a tarde toda e tem uma cobertura contra a chuva. Porém ele começou a amarelar, amarelar…e aparecer umas manchas que variam de pink para o roxo, o que será isso? tenho colocado água a cada 15 dias mais ou menos 1litro. O que estou fazendo de errado? será que é melhor ele voltar para dentro de casa?

    Obrigada.

Comente sobre o post