Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




O kalanchoe é uma planta da família Crassulaceae e sua origem é da África. É uma planta suculenta, também conhecida como “gordinha” em virtude de suas folhas carnudas.

Planta rústica que produz abundante floração, com as pequenas flores agrupadas em buquês, nas cores rosa, laranja, amarela e vermelha, dependendo da variedade. Ideal para formar maciços e bordaduras nos jardins, mas também dá ótimos resultados em vasos e floreiras. É uma planta que precisa de muita luminosidade. Quando adulta, alcança até 30 cm de altura.

Sua floração dá-se entre o final do outono e início da primavera. Para obter novas plantas a partir de um vaso de kalanchoe, é só usar os brotos que surgem nas bordas das folhas adultas.

O solo ideal deve ser solto, poroso, drenado e rico em matéria orgânica. Para o plantio em vasos, recomenda-se a seguinte mistura: 1 parte de terra comum, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de areia.

Cultivo
O clima adequado para o cultivo é o quente e úmido. Pode ser cultivada à meia-sombra, desde que receba luz solar direta algumas horas por dia. As regas no inverno devem ser espaçadas, pois o excesso pode provocar o apodrecimento das raízes.

Para que o kalanchoe cresça forte e produza folhas com um leve tom avermelhado, devemos tentar reproduzir as condições de seu ambiente de origem, ou seja, colocar o vaso onde possa receber sol e vento.

Para estimular a floração, recomenda-se uma adubação anual com farinha de osso, torta de mamona e um fertilizante de fórmula NPK, com porcentagem maior em P (fósforo), todos podem ser encontrados em lojas de produtos para jardinagem e gardens centers.

A planta não exige podas complicadas, mas para manter o visual decorativo, retire as hastes à medida que as flores vão murchando.

É uma planta razoavelmente rústica e se as suas necessidades básicas forem atendidas, dificilmente surgirão problemas como ataque de pragas ou doenças.

Dicas: Mesmo não estando florido, o kalanchoe é de grande valor ornamental, pois não suas folhas permanecem bonitas durante todo o ano e, recebendo boas doses de luz solar direta, adquirem um tom avermelhado, criando um efeito interessante em jardins ou floreiras.

Obs.:
Plantas suculentas são aquelas que armazenam água em suas hastes ou folhas. O formato das folhas dessas plantas variam bastante: existem suculentas com folhas grossas e carnudas (ex: Cotyledon undulata e Crassula arborescens) e também as de folhas finas estreitas, como as da Euphorbia milli, popularmente conhecida como coroa-de-cristo.

O kalanchoe, também conhecido como flor da fortuna, pertence a família das crassulaceas, originado da África, das áreas montanhosas e secas da ilha de Madagascar. É uma planta que possui folhas suculentas e é resistente ao calor como também à pouca água.

Existem flores com tons de vermelho, alaranjado, amarelo, rosa, lilás e branco. Normalmente alcança uma altura máxima de 30 cm e se adapta a um solo solto, poroso, bem drenado e fértil.

Selecione sempre plantas saudáveis, com folhas inteiras, brilhantes, viçosas e sem manchas e/ou insetos e hastes das inflorescências firmes. É importante observar o número de botões, pois plantas que possuem grande número de botões fechados ou pouco abertos provavelmente terão maior durabilidade. Aspectos como: planta mal formada, desproporcional ao vaso, folhas desuniformes, poucas folhas e flores, são indesejáveis.

Cuidados em casa
Num ambiente domiciliar podemos ter várias fontes de calor, correntes de ar, gases de combustão, luz direta e pontos de passagem constante, que devem ser evitados na hora de colocar as plantas. Evite colocar o kalanchoe em lugares muito escuros, pois as folhas amarelecem e as flores murcham.

Lugares bem iluminados, como varandas e jardins, são bastante indicados, pois a planta é bastante resistente.

Tome algumas precauções: não use água fria, isso causa manchas nas folhas. Evite molhar as folhas e principalmente as flores, porque muitas vezes podem apodrecer. O excesso de água é ruim; deve-se regar com pouca água, o suficiente para que um pouco escorra no pratinho.

Não se deve encharcar o vaso, ou deixar muita água no pratinho, pois causa apodrecimento de raízes. Pouca água, duas vezes por semana no verão e uma vez no inverno, é mais do que suficiente.

Existem muitos produtos no mercado, siga corretamente as instruções do rótulo.
Muitas das doenças que causam podridão estão associadas ao uso excessivo de água. Separe a planta doente das outras e caso essa podridão esteja concentrada em uma folha ou flor, elimine-a e diminua as regas.

Remova os insetos, passando um pano úmido com sabão neutro e separe a planta das outras.

Atenção: seguir apenas uma dessas recomendações não garante plantas saudáveis. Dedique-se mais às plantas no seu dia a dia.

farol

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



7 Responses

  1. #1
    Anonymous 
    Friday, 5. September 2008

    Oi meu nome é Andrei, e tenho 13 aninhos. Eu fui na 27ª Expoflora de Holambra/SP, e comprei varias plantas para mim poder cuidar. E vc Sonya me ajudou muitooo !!!

    Muito Obrigadoo.. Beijos

  2. o post mais completo q já li até agora sobre essa plantinha!!! aadooreiii!!
    mtissímo obrigada pela ajuda!!!

  3. #3
    Katia Pinheiro 
    Thursday, 18. June 2009

    Tenho dois kalonchoes que eram lindos quando os comprei mas depois as flores caíram e as folhas foram murchando. Nasceram novas folhas só que bem pequenas e não mais nasceram flores. É normal? O que faço?
    Obrigada

  4. #4
    Anonymous 
    Monday, 17. August 2009

    Olá Sonia, moro no interior do Maranhão, a minha cidade é quente mas até q é ventilada. Comprei muda de hortensias com +ou- 40centimetros com flores lindas e outras q ainda não abriram,no dia seguinte a plantinha estava murcha e quase sem vida, reguei e botei em uma janela para pegar o sol da manhã mas não mudou nada. O que faço? Me ajuda…

  5. Oi Sônia, tudo bem??
    Meu nome é Ionara e também gosto muito de kalanchoe…tenho vários que enfeitam minha cozinha, lugar , que por incrível que pareça eles gostam muito…rs. Adorei as dicas de cuidados.
    Abração!!

  6. #6
    Giovanni 
    Sunday, 16. May 2010

    Hola, tenho uma Phalaenopsis e tenho uma série de dúvias. Há algum modo de reproduzir em casa (sei que existe a micropropagação mas é feita em laboratorio). Outra coisa, a minha Phalaenopsis foi comprada há umas 3 semanas e já está perdendo flores, é normal? De quanto em quanto tempo devo regá-las (Sei que com o borrifador). Como retirar pragas ou fungos das folhas?
    Também tenho uma Kalanchoe que foi comprada no mesmo dia da Phalaenopsis, senti que que ela estava um pouco apertada naquele vaso e decidi trocar de vaso, botei 1 camada no fundo de brita e depois pus adubo e terra suas flolhas estão muito bonitas, agora suas flores nem tanto algumas estõ murchas e outras nascem secas, não sei se ela não gotou da terra ou se é normal pela estação do ano que estamos que provavelmente não seria a da sua floração.
    Muito obrigado, e parabéns pelo belo site.

  7. #7
    Gabrielle Cury 
    Sunday, 16. June 2013

    Olá! Te procuro pra ver se podes me dar uma ajuda… Tenho uma kalanchoe há mais ou menos dois anos e meio, e ela sempre esteve linda e florida. De uns tempos pra cá, começaram a surgir “pelinhos” marrons no tronco e alguns branquinhos nas folhas, e ela foi lentamente murchando. As folhas eu eliminei, mas o tronco eu não sei o que fazer. Não sei se a planta está doente ou se é característica da fase adulta da kalanchoe. Muito obrigada!

Comente sobre o post