Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




flor de maio_tn


Nome popular:
Flor-de-maio; Flor-de-seda
Nome científico: Schumbergera truncata (Haw.)
Origem: Brasil

Também conhecidas como flores-de-seda e podendo chegar a 60 centímetros de altura, as Flores-de-Maio, cactáceas originárias do Brasil, florescem entre o outono e o inverno nas cores rosa, vermelha, branca ou amarelada, com uma fantástica beleza ornamental em seus tons dégradé.
Embora seu nome indique o mês de maio, sua floração se inicia em abril, podendo se estender até julho, mas é realmente no mês de maio que ela se encontra no ápice de seu esplendor, tendo, inclusive, se tornado o presente mais apreciado para o Dia das Mães nas floriculturas brasileiras.
Plenamente difundida pelo mundo, essa planta é sensível à temperatura e a intensidade luminosa, gosta de clima quente e úmido, mas à sombra ou meia-sombra. No hemisfério norte, floresce próximo ao mês de dezembro. Seu cultivo em vasos requer alguns cuidados, e não se adapta, tampouco, a ambientes com sol direto, mas não é uma planta de difícil trato. Também são indicadas placas de xaxim para seu cultivo.

Enquanto possui flores, a terra deve receber adubos e regas semanais, ou duas vezes por semana, e depois, quando termina sua floração, as Flores-de-Maio entram em um período de dormência, durante o qual precisam ser regadas apenas a cada dez dias e mantidas em terra simples, sem adição de adubos, mas nessa época precisam de muita luminosidade, ao contrário do período de sua floração, devendo, portanto, ser mantidas no interior da casa apenas quando houver flores.
Na natureza, exige pouco com relação à qualidade do terreno, pois não se instala direto na terra, e sim, procura troncos e pedaços de madeira para se agarrar.
Uma planta como essa, como presente, só pode transmitir os mais audaciosos e belos sentimentos que o homem possui. É, então, indicada para representar o amor, em toda e qualquer forma de amor, desde que sincero. Como presente é uma declaração de amor caracterizado pela mais sublime perfeição.

Curiosidade: As Flores-de-maio são plantas naturais de regiões específicas nas florestas ao norte do Estado do Rio de Janeiro e tem atraído encantados e fascinados observadores de vários lugares do mundo.

Como fazer mudas


Para fazer mudas da Flor-de-maio a partir da semente é bastante fácil, pegue a cápsula que aparece na extremidade do caule de uma planta adulta (veja na 2ª foto) ao abrir irá verificar espécie de uma geléia com inúmeras sementinhas. Pegue um vasinho pequeno, um pedaço de xaxim e espalhe esta gosma com as sementinhas nele. Mantenha sempre o xaxim úmido, uma dica é cortar uma garrafa pet transparente e encaixar na boca deste vaso para formar uma estufa.

Logo irão aparecer as mudinhas da flor-de-maio, espere elas crescerem o suficiente e faça então o transplante para vasos individuais Uma das maneiras mais fácil de fazer mudas da flor-de-maio é pegar um gomo do caule (veja a plantinha da foto tem 5 gomos) e enfiar cuidadosamente no substrato do vasinho, agora é só cuidar logo aparecerão novos gomos da planta.

flor12

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



11 Responses

  1. #1
    lia zanetti 
    Saturday, 28. March 2009

    olha muito obrigado eu moro aqui no USA e gosto demais dessas plantas que aqui se chama de cactus cristmas ….e nao sabia como cuidar da minha mudinha….percebi que meu erro e que estou colocando agua demais…e pouca luza…vc foi maravilhosa me ensinando…muito obrigada mesmo e continue falando delas….ok…

  2. #2
    Maria Lúcia 
    Monday, 11. May 2009

    Gosto muito das flores de Maio. Tenho um vaso delas rosa, há anos. Mas só floresce uma vez por anoem junho, julho. Está na varanda e recebe meia sombra. Todos os meses coloco adubo , rego regularmente. Realmente não requer muita água.

  3. #3
    Anonymous 
    Wednesday, 29. July 2009

    oi que legal sabia algumas coisas sobre está planta maravilhosa mas agora sei cuidar mais das minhas amigas lindas posso dar uma dica?
    se vc usar adubo de orquídeas nas suas flores de sêda vai ver como florescem com duas flores ao mesmo tempo é demais

  4. Olá, aprendi com a sua matéria, tenho FLOR DE MAIO e os exemplares que eu tenho são muito antigos (15 anos) e estão morrendo, não sabia como fazer mudas e nem sabia que elas tinham sementes, sempre teram muitas flores lindas mas estão cansadas , então preciso fazer novos exemplares e aprendi isso com voce .Parabens pela sua matéria.Muito obrigada.

  5. #5
    ordalia akie 
    Thursday, 27. August 2009

    Oi, achei suas dicas ótimas. Acabei de adquirir uma muda de uma floricultura. Elá está num vaso de plástico,é preciso transplantá-la para um xaxim? Devo adubá-la? Quero cuidar muito bem, para que floresça bem bonitas. Obrigada.

  6. sou uma apaixonada por flores de maio. sempre tenho em minha casa vários vasos. mas gostaria de dizer que sou uma previlegiada, já que, em minha casa, tenho o prazer de ter duas florações por ano.não sei porque isto acontece,mas fico muito feliz.Obrigada pelas dicas das mudas. Um grande abraço. Ivany Rodrigues

  7. olha foi excelenteaquela dica de colocar adubo de orquídeas. tenho duas plantas dessas e vou experimentar tratá-las assim. as minhas são rosa escuro e rosa claro.são lindas.obrigada pela dica.continue a nos dar boas dicas como esta.

  8. #8
    Patricia 
    Monday, 1. August 2011

    Oi adorei a matéria,tirou várias duvidas que tinha,mas ainda fiquei com uma,no caso pra eu trocar de vaso,(trasplantrar pra um maior)tem alguma época especifica,ou posso trocar o vaso agora?Obrigada des de ja.

  9. tenho uma unica flor de maio branca mas ela florece todos os anos . é muito linda, deixo a pegar sol no fim da tarde sol direto. acho que isso ajuda na floração. uso a tecnica de adulbala com adulbo de orquidea e o resultado é mesmo incrivel para quem quiser testar eu recomendo.

  10. #10
    josue florentino 
    Sunday, 3. June 2012

    gostaria de ter mais informacao sobre as flores de maio. Qual tipo de adubo devo usar. Porque elas se quebram

  11. Minha flor de maio esta quebrando os gominhos, o que pode ser?

Comente sobre o post