Como plantar Cacto-candelabro (Euphorbia Ingens) - PlantaSonya - O seu blog sobre cultivo de plantas e flores
Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




cacto-candelabro

O cacto-candelabro é uma planta originária de África do Sul e se insere na categoria de plantas suculentas. É uma planta muito bonita, vigorosa e resistente a pragas de insetos.

Quando plantada diretamente no solo, pode chegar a dez metros de altura. O nome deriva do formato das suas ramificações que, em formato de braços, apresentam o aspecto de um candelabro, sendo também conhecida por árvore-candelabro. Quando cultivado de forma correta, o cacto candelabro pode chegar a atingir 12 m de altura.

Se cultivar cacto candelabro em seu jardim, você terá uma planta com períodos maiores de florescimentos que as comuns – pode levar até dois anos para acontecer uma floração inteira. Em alguns casos isso pode ser bom: se você tiver uma planta dessas no seu jardim, terá flores, folhas e frutos aparecendo todo o ano.

Essa planta é típica de climas semi-áridos, mas pode ser cultivada em locais de clima equatorial, tropical e subtropical. Pode ser plantada tanto em canteiros como em jardim, principalmente jardins de pedra.

Euphorbia Ingens

No entanto, também pode ser plantada de forma isolada em vasos grandes, mesclada com outras plantas suculentas e cactos, em ambientes externos ou internos.

Se optar por plantar em interior, prefira um espaço bem arejado e mantenha regas regulares de meio litro para cada um (com intervalos de um mês, no máximo).

É uma espécie que cresce muito, por isso tome atenção na hora de escolher o vaso para o plantio para evitar lugares que não suportem o seu tamanho e o seu peso. Se a altura prejudicar o desenvolvimento do cacto, pode sempre podá-lo.

Se o cultivo acontecer em locais exteriores com muita chuva, regue apenas quando existe um período de 30 dias de estiagem. Não deixe água parada na região da planta (dica importante apenas para regiões chuvosas).

O solo do cacto-candelabro deve ser bem fértil e drenável, como o solo de qualquer planta suculenta. Esta espécie não gosta de água acumulada ao seu redor, por isso prefira um solo bem absorvente. A multiplicação deve ser feita com estacas removidas quando a planta chegar à fase adulta.

Euphorbia_ingens_2-

Se plantar em interior, evite deixar a planta em locais escuros ou ela não tolerará bem a falta de sol. Essa espécie apodrece com muita facilidade e é muito raro recuperar depois de sofrer esse problema. Apesar de ter todas as características de um cacto – planta de clima seco e quente – o candelabro consegue resistir a intervalos pequenos de climas frios.

Quando plantar cacto candelabro, tome muitos cuidados pois essa planta possui uma substância tóxica que pode afetar humanos e animais. A intoxicação dessa planta só acontece se for consumida e não com um simples contato com a pele.

Se decidir plantá-lo dentro de casa, tome atenção para não o deixar ao alcance de crianças e animais. Evite que, por algum incidente, acabem consumindo a planta e se intoxicando. Se plantar em local exterior, procure ver se existem animais que possam se alimentar desse tipo de planta para evitar a sua intoxicação também.

Caso a intoxicação aconteça, leve a pessoa intoxicada a um hospital com atendimento urgente para que bloqueiem a ação da planta.

No caso de animais, leve o seu pet ao veterinário imediatamente. leve consigo uma amostra da planta consumida para que o atendimento seja mais direcionado para o problema e o bloqueio da intoxicação seja facilitado.

lago_

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post