Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Lampranthus Productus

Essa espécie de suculenta muito decorativa, vem ganhando cada vez mais os jardins, por ter flores muito vistosas, mas algumas pessoas a cultivam de forma errada.

Por ser categorizado e levar o nome de cacto, muitos pensam que todos os cactos são iguais, o que não é bem verdade. No caso dessa planta, a diversidade de cultivo é bem considerável e vale a pena conhecer mais sobre o assunto.

O Cacto-margarida é uma planta originária do continente africano que está entre as espécies de plantas da família das Aizoaceae. Sua maior incidência acontece na África do Sul e categorizada como cacto e planta suculenta de flores perenes, essa espécie também pode ser utilizada como planta de forração, mas somente em ambientes onde fica ao sol pleno.

É favorecido por regiões onde o clima é equatorial, oceânico, subtropical e tropical, sendo possível chegar até 15 cm de altura quando cultivada de forma correta. Possui um ciclo de vida perene, o que significa que o florescimento leva cerca de 2 anos para surgir e vai fazer com que você tenha flores, folhas e frutos brotando durante todo o ano no seu jardim.

Lampranthus Productus
É uma planta muito suculenta e muito florífera, e pode ser utilizada em jardins como  forração. O cacto-margarida é muito semelhante à outra planta chamada “onze horas” e por esse motivo vamos encontrar muitos detalhes iguais entre o cultivo de uma e de outra. As flores da planta aparecem sempre na primavera e no verão, sempre na cor rosa e é muito adorada por abelhas.

É uma que gosta de sol, então se você vai cultivá-la em um espaço interno, procure manter o mínimo de raio solar que uma planta precisa que é de 4 horas diárias, caso contrário a sua planta não se desenvolverá de forma correta.

Por ser uma planta suculenta, ela consegue reter uma boa quantidade para manter-se hidratada por um espaço de tempo bem considerável. Por esse motivo, evite deixar a planta com muita água acumulada, assim como regar com mais regularidade. Isso pode ser feito em um espaçamento de tempo maior fazendo com que a terra seque entre uma rega e outra. O ideal é você regar 1 vez por semana caso não tenha chuvas nesse período.

Quando ao clima, a planta se desenvolve bem em regiões onde o clima é mais ameno. Evite plantar em locais onde o clima é muito frio, pois a sua planta não irá tolerar as baixas temperaturas.  Não é necessário podar essa espécie porque a sua formação já é suficiente para que ela cresça bem e bem formada.

Prefira plantá em solos ricos em matéria orgânica e que tenha uma boa capacidade de drenagem. A multiplicação do cacto margarida é feita por estacas, e estas devem ser feitas após o florescimento da planta.

Preparo do solo
Se for cultivá-lo em vaso, misture 2 partes de areia grossa de construção para 1 parte de terra vegetal e 1 parte de composto orgânico. Para que as suas mudinhas cheguem a terra e fixem-se nela com firmeza, é necessário que você prepare os vasos adequadamente.

Como preparar o vaso
-
Cubra o fundo do vaso com pedrinhas, cacos de telhas, argila expandida ou qualquer outro tipo de material que absorva a umidade.

- Em um balde ou qualquer recipiente, misture areia, terra vegetal e terra comum com uma proporção de 1 parte de cada. Nessa mistura use sempre areia de construção e nunca areia de praia, pois essa segunda possui composição salina e vai matar a sua planta.

- Adicione um pouco de húmus de minhoca, ou qualquer adubo orgânico que achar ideal.

- Agora acrescente essa mistura toda dentro do vaso e deixe espaço apenas para colocar a sua muda. Acrescente a planta, sempre retirando o plástico e complete a plantação cobrindo a planta com mais areia misturada como indicamos mais acima.

- Pressione levemente a terra de modo que a planta fique fixa mas bem fofa e a sua muda fique firme. Coloque algumas pedrinhas, mas só para decorar e pronto, sua muda de cacto margarida está devidamente plantar. Agora é só manter as regas e os cuidados ideais para que ela cresça saudável.

É bom lembrar que o lugar onde você vai deixar a sua planta, principalmente nessa primeira fase, influencia diretamente no seu crescimento. Deixe a sua planta em um local onde receba sol e ar, mas nada de forma exagerada. O ideal é que você deixe em um local mais tranquilo sob esses aspectos e após ela germinar por completo, você mude o vaso para um local definitivo.

A fertilização, independente se for feito o cultivo em vaso ou diretamente à terra, na preparação do substrato, você deve colocar 5 colheres de sopa de fertilizante do tipo NPK com formulação 04-14-08. Essa quantidade deve ser para cada metro quadrado.

Depois de 60 dias de fertilizado, acrescente 1 colher de sopa por cada planta cultivada espalhando sempre ao redor dela, jamais junto ao caule. Repita esse processo após 60 dias e mantenha essa regularidade para manter a sua planta saudável.

4mb8a69

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post