Como cuidar de Flor-de-maio e conseguir flores lindas - PlantaSonya - O seu blog sobre cultivo de plantas e flores
Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




FLOR-DE-MAIO

As flores-de-maio, ou flor de seda, crescem e se desenvolvem de forma semelhante a algumas orquídeas, pois podem ser afixadas em troncos de árvores.

São belas flores e alegram o outono enquanto as folhas das outras caem, mas estas, necessitam de alguns cuidados especiais pois é comum que a planta fique frágil após a sua floração.

No seu jardim, você pode usar a flor de maio para deixar dentro ou fora de casa, de maneira pendente, em copas de árvores, em vasos ou cachepots, mas para conseguir isso é melhor dar uma consultada de como fazer com que ela continue saudável mesmo após a sua floração.

Principais dúvidas e dicas essenciais para cuidar da Flor-de-maio
*
Um bom local para deixar a sua flor-de-maio é apoiada sobre uma árvore ou pedra, onde ela possa receber muita iluminação. No caso da árvore não se preocupe pois ela não rouba nutrientes da árvore, não funciona como uma parasita, ela apenas usa como apoio.

* A boa iluminação é essencial, a flor-de-maio precisa de muita luz para realizar sua fotossíntese, porém, evite o contato direto com o sol. Tente deixa-la próxima a uma janela dentro de casa, desta forma evitando também os ventos gelados que fazem mal as suas flores e folhas.

* Você deve regar a flor-de-maio de forma que seu substrato nunca fique ressecado, as epífitas costumam acumular água sobre as suas raízes, observe as para saber quando é o período correto de realizar a próxima rega.

* Fique atento ao período pré floração, antes do início de outono. É recomendado utilizar adubo NPK 8-8-8, eles são ricos em fósforo, nutriente essencial para não só uma floração saudável mas também mais bonita da flor-de-maio.

Flor-de-maio vermelha

Adubo para flor-de-maio
Para o vaso utilize boa quantidade de adubo orgânico, pó de osso e substratos próprios para epífitas, substratos de fibra-de-coco e areia grossa para ser colocada na parte inferior do vaso, ajudando na vazão de água deixando-a sempre fluir pelo vaso.

Todos esses substratos e adubos são essenciais para essa planta e podem ser facilmente encontrados em Floriculturas, tanto lojas físicas quanto em lojas online

Quando replantar a flor-de-maio?
Recomenda-se trocá-las de vaso de 3 em 3 anos com um novo substrato.

Substrato para flor-de-maio
Então, a melhor coisa a se fazer é ficar atento ao período de floração, que costuma acontecer entre o outono e o início do inverno. Assim que essa temporada começar você deve aumentar um pouco a frequência de rega assim como a quantidade de substratos, como o pó de osso animal ou de peixe e substrato de fibra-de-coco.

O pó-de-osso contem grande quantidade de cálcio e pode ser substituído por cascas de ovo moídas, basta guardar as cascas de ovos que você consome, deixá-las secar e então moer com a mão (coberta com uma luva para não se machucar) ou, uma outra opção e também mais recomendada é misturar com água e bater no liquidificador, assim você terá não só as cascas mas uma água rica em cálcio que pode penetrar mais facilmente na terra e nutrir as raízes da flor de maio.

Outra opção recomendada é o substrato para cactos e suculentas.

Flor-de-maio rosa

Problemas na planta
Flor-de-maio com as folhas caindo

Preste muita atenção nesta parte, esta planta é muito comum, e acontece com a maioria das plantas, a queda das folhas e enfraquecimento após a floração. Este tipo de coisa acontece devido a energia que é gasta para florir, logo, a planta fica sem energia e por isso as folhas caem/ficam pálidas e fracas, murchas.

Pense que, como num atleta maratonista, que se prepara para uma maratona e depois da prova fica cansado e precisa voltar a uma boa alimentação para se recuperar.

Com a planta acontece uma situação semelhante, ela gasta todos os seus recursos para se esforçar e finalmente florir e depois da floração, fica fraca, cansada e precisa voltar a sua alimentação e busca de nutrientes (no caso, aqueles provenientes da terra e substratos que você coloca nos vasos).

Flor-de-maio murcha
Existem 3 possibilidades comuns para a flor de maior murcha:
* Fim da florada:
ao final da temporada, as flores murcham e secam e deve se realizar a poda. Basta tirar as flores secas com a mão ou uma pinça e adicionar substrato novo terra;

* Raízes úmidas: o excesso de água pode apodrecer as raízes e até matar a planta. Coloque novo substrato, certifique-se de que a terra esteja drenada e nunca encharque a planta durante a rega;

* Doenças na flor de maio: mofos e infecções fúngicas são as mais comuns nesse tipo de planta. Para recuperar a planta, remova as partes apodrecidas, troque o substrato e mantenha-a em local arejado e iluminado.

Flor-de-maio amarela

Informações e curiosidades sobre a flor de maio
* A planta leva este nome, justamente pela sua época de floração;
* Nem todo mundo sabe, mas a flor-de-maio é considerada um cacto e uma suculenta. Portanto, faz parte da lista de cactos coloridos;
* Ela pode chegar até 30 cm de altura;
* O beija-flor ama a flor de maio e é o polinizador dela;
* Ela é originária do sudeste do Brasil, mas especificamente na Mata Atlântica;
* É relativamente fácil propagar um muda de flor-de-maio. Você pode fazer isso por estaquia, acomodando um pedaço saudável da planta sobre terra úmida;

Cores da flor de maio
Apesar das mais conhecidas na natureza serem as cor de rosa, com o interior branco ou tons de vermelho, a flor de maio pode aparecer em versões alaranjadas, amarelas, brancas ou violetas que são resultado do cruzamento entre exemplares.

Flor-de-Maio

Como plantar a Flor-de-maio
Da mesma forma que cultivar, plantar flor de maio é simples e não demanda maiores conhecimentos.

Confira o passo a passo:
* Caso vá plantar em canteiros ou jardins é importante deixar um espaço de 20 a 30 centímetros entre as plantas.
* No caso de plantar em vasos, eles não precisam ser grandes ou muito profundos.
* Pegue uma planta adulta e saudável e corte alguns talos. A propagação é por estaquia e a pega é fácil.
* Prepare o solo e introduza os talos da planta. Todavia eles enraizarão em alguns dias.
* Também podem ser plantadas por sementes, mas seu crescimento é bem mais lento.

cachoeiraarcoiris

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post