Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Sedum_morganianum_ivb

O rabo-de-burro está entre as espécies de plantas que fazem parte da família das Crassulaceae. É uma planta típica do México, mas que ocorre em toda América do Norte, mas que pode ser cultivada em outras localidades desde que estas apresentem as condições ideais para isso.

Como existe essa possibilidade de cultivo diversificado, o rabo de burro pode receber outras denominações como arroz-de-rato, bananinhas, cauda-de-burro, dedinho-de-moça, rabo-de-cavalo e muitos outros.

Essa planta deve, preferencialmente, ser cultivada em locais que apresentam as características climáticas da sua região principal. Quanto ao crescimento, ela pode chegar até 1,5 m de comprimento e brotar flores, folha e frutos o ano inteiro, já que possui um ciclo de vida perene.

O rabo-de-burro é uma espécie de planta muito suculenta, e por ser também pendente, torna-se uma planta muito diferenciada de outras espécies e é uma planta muito indicada para ser cultivada em vasos altos e suspensos.

As folhas são bem carnosas e servem como cobertura para as hastes da planta. As flores vão variar de verde até o amarelo e são sempre pontiagudas. As flores da planta possuem um formato de estrela sendo sempre na cor rosa.

Sedum_morganianum_floresKB

Cultivo
A planta não vai exigir tanto quanto o cultivo. O ideal é que seja cultivado em sol pleno ou meia sombra, o solto tem que ser fértil, drenável e as regas devidamente periódicas. Ela é até tolerante ao frio, mas não aguenta as geadas.

As regas devem ser feitas exatamente quando a terra onde o seu rabo de burro estiver plantado, aparentar estar seca. A falta de água pode gerar secura da planta e até mesmo a queda de suas folhas. Mantenha o solo nem muito seco e nem muito úmido.

O rabo-de-burro, gosta de períodos de sol, então quanto mais espaçamentos for dado à planta, mais bonita e com um verde mais vivo ela vai ficar. Para ajudar ainda mais a ela ficar com as folhas bem verdinha, deve-se usar terra muito bem preparada para que ela cresça sempre sadia.

A multiplicação é feita por estaquias feitas através dos ramos ou das folhas.

Pragas e doenças
Todas as plantas são suscetíveis a pragas e doenças se não forem cultivadas de forma correta. Por isso é importante conhecer todas as características das plantas que você cuida, para não ser pego de surpresa com algum possível problema e não saber como cuidar. Nesses casos você pode acabar perdendo a sua planta.

Antes de conhecer as possíveis doenças para o rabo-de-burro ou qualquer outra planta, é importante manter o hábito de observar a planta para se certificar de que não existe nenhuma diferença na sua estrutura que possa ser considerada como uma possível bactéria ou fungo.

Existe um fato certo sobre doenças e pragas que acometem uma planta. O que causa isso é: a falta e o excesso de cuidado. A falta ou o excesso de qualquer cuidado da planta vai deixá-la fragilizada e poderá adoecer.

Sedum-morganianum

Existem algumas precauções que podem ser tomadas para evitar que a planta rabo-de-burro consiga adquirir qualquer problema. Vejam as dicas abaixo.
– Se o seu cultivo for feito em grupos, ou seja, se for em jardim, atente-se para evitar que pragas e doenças que afetem uma planta, não se transportem para outra seja da mesma espécie ou não. O ideal é que sempre que observar alguma planta com algum tipo de doença, deixe-a separada do grupo até que fique totalmente livre da praga.

– Ao comprar o exemplar da planta em alguma loja, deixe-a um tempo separada para evitar que ela infecte as outras do grupo caso já venha com alguma praga da loja.

– Se a planta for infectado e você fizer o que indicamos mais acima, separando-o do grupo, o ideal é que quando ele estiver totalmente livre da praga, replante-a em um solo totalmente livre de qualquer tipo de contaminação.

Sedum morganianum-flores

Para combater as pragas, inseticidas devem ser usadas, mas deve atentar-se para o tipo de produto que vai jogar na planta. Usando um produto indevido, pode até mesmo matar a plantação. Dê preferência a inseticidas sistêmicos, pois esses além de combater a praga, ainda são absorvidos pela planta e constroem uma seiva tóxica, fazendo com que sempre que a planta for atacada por essas pragas, elas morram por se alimentar de uma planta que já contém uma dose especial de inseticida em sua estrutura.

As principais pragas que vamos encontrar no rabo-de-burro são as cochonilhas, a cochonilha de carapaça, os caramujos, alguns fungos e bactérias além do aparecimento de um evento chamado de podridão basal.

folhas em-movimento-9

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post