Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Aloe_Vera

A aloe vera é natural da África, por isso, se adapta melhor em climas quentes e secos, com muito sol. Mas com os cuidados adequados, pode ser facilmente cultivada dentro de casa. O Estado de Santa Catarina é um dos maiores produtores brasileiros dessa planta, apesar do clima ameno.

A aloe vera pode ser plantada em um vaso simples, de barro ou plástico, dos que encontramos em supermercados. O único cuidado é protegê-la do frio intenso, ao qual não é acostumada. Outra grande vantagem dessa planta é que ela pode ser colhida o ano inteiro, pois suas folhas (até 30 por planta) permanecem praticamente imutáveis durante as quatro estações.

Como cultivar aloe vera em casa
Escolha o local mais ensolarado da casa, de preferência, ao ar livre. Se você não tiver um quintal ou jardim, pode escolher uma varanda ou mesmo o peitoril de uma janela. O importante é que a babosa receba o máximo possível de luz solar.

Compre um vaso grande, pois a planta cresce bastante e tem raízes fortes. A terra vendida em lojas de jardinagem pode ser usada. Você não precisa comprar uma muda ou sementes, aliás, se conhecer alguém que já tenha uma planta de babosa em casa, pode pedir uma das folhas com as raízes e plantar no seu vaso para obter uma nova planta.

aloe-vera-a-s

Regue uma vez por mês ou duas, se morar em um clima seco demais. A aloe vera quase não precisa de água, por isso, tenha cuidado para não encharcar a terra. Sempre regue suas plantas no início da manhã (até às 10h) ou no final da tarde (depois das 16h), quando o sol não estiver tão forte.

É uma planta que não deveria faltar em nenhum lar, pois esta possui várias propriedades benéficas tanto para a saúde quanto para a beleza. É uma planta conhecida como “a planta milagrosa”, já que tem múltiplos usos, por isso é recomendável ter pelo menos uma delas no jardim ou no interior do seu lar. A grande vantagem da planta é que não precisa de muita atenção, pois não precisa de cuidados demais para se manter perfeita.

Como plantá-la
* Use um vaso largo e raso para esta planta, esqueça os vasos muito pequenos e é melhor que não seja pesado demais, assim você pode deslocá-la facilmente para o interior ou o exterior.

* Misture um pouco de terra com areia ou perlita, já que as babosas precisam de um solo poroso e nutritivo. Este tipo de planta não gosta que suas raízes estejam na água, por isso precisam de um terreno de fácil e rápida drenagem.

* Ao chegar a primavera, adube o solo com húmus de minhoca, você também o pode o fazer durante os transplantes.

* Se tiver a planta de aloe vera dentro de casa, coloque em um lugar onde receba a maior quantidade de luz natural possível. Caso você a coloque no exterior, procure um lugar à luz do sol, mas tenha em conta que quando chover ou tiver risco de geadas você deve cobri-la para protegê-la.

* Esqueça a idéia de andar com o regador todos os dias, você deve regar a babosa a cada 15 ou 20 dias, utilizando pouca água e despejando-a diretamente sobre a terra, sem deixar o vaso transbordado de água. Tenha em conta que a planta com muita água apodrece.

Durante o inverno a planta entra num período de hibernação, pelo qual os seus níveis de exigência de água diminuem de forma considerável. Já, no verão, elas precisam de muita água para crescer como é devido.

Aloe-Vera-Plant
Problemas e pragas
A aloe vera tem alguns problemas e pragas, mas é sensível ao excesso de rega. Alagado, o solo encharcado pode provocar ferrugem, mofo de água, podridão da coroa e manchas foliares fúngicas. É uma planta incrivelmente resistente a maioria das pragas, mas às vezes é atacada pela cochonilha. A remoção manual da praga ou um spray de meia-água, com um pouco de álcool meio metilado irá repelir os insetos, mas a melhor medida preventiva é evitar o excesso de rega.

Propagação
Uma vez madura, a aloe vera vai produzir pequenos “filhotes” ou desdobramentos. Arranque-os e plante em vasos separados, se necessário, para propagar a planta. Não permita que os bebês se tornem grande demais, ou eles vão tirar os nutrientes da planta mãe.

Replantando
A aloe vera pode crescer e ficar muito grande, mais de 1,2 m em alguns casos. Quando a planta tornar-se bem pesada para o vaso, é hora de mudar a planta para um vaso maior.

Como aparar uma aloe vera
Embora a planta não seja aparada da maneira típica das outras plantas, há alguns métodos de utilização, poda e controle a seguir para manter a saúde de uma aloe vera. Saiba quais folhas deixar, quais remover e quando remover. Pode-se podar uma aloe vera para promover s saúde, o crescimento ou a aparência atrativa da planta.

Remova uma folha de aloe vera corretamente
Utilize uma faca afiada para extrair uma folha pela base da planta, perto da terra. Selecione uma das plantas externas já que são as mais velhas e que contêm a maioria do gel. Com a faca, cuidadosamente corte qualquer borda afiada do final da folha.

Essas folhas podem ser fatiadas e utilizadas com propósitos medicinais. No caso de você não ter utilizado todo o gel da folha, amarre o restante da folha num pacote plástico selável e guarde na geladeira até precisar do gel de aloe vera novamente.

Mantenha a planta saudável
Remova quaisquer folhas secas, mortas ou danificadas. Folhas altamente descoloridas também podem ser removidas. Pestes ou doenças podem infectar a planta, por isso há a necessidade dessas folhas serem removidas.

Controle o tamanho da aloe vera removendo raízes
Quem cultiva a aloe vera tem que lidar com as ramificações da planta, principalmente  cuidar bem das plantas, para manter uma planta forte e saudável. Essas ramificações roubam energia da planta principal. Quando as folhas novas e pequenas chegam a cerca de 8 cm a 12 cm, as retire – com raízes e tudo – do vaso.

Na maioria das vezes, é possível simplesmente puxar e arrancar a ramificação sem causar danos às plantas. Porém, você pode precisar retirar toda a planta do vaso, separar as raízes e as ramificações da planta principal. Para evitar danificar as plantas. Esse processo de redução irá manter a planta num tamanho aparável e manejável.

Pode raízes de aloe vera
Ao recolocar uma aloe vera no vaso, apare a maioria das raízes compridas. Isso facilita na reimplantação, mas também permite o crescimento de raízes mais fortes. Regue moderadamente até que a planta se adapte ao seu novo local – pode levar semanas.

Estimule o crescimento das folhas verdes cortando caules de flor logo depois de florescerem e antes de soltarem sementes. Como flores aparecem raramente em aloes vera cultivadas dentro de casa, se esse for o seu caso você provavelmente não terá que fazer este passo.

Rio-cercado-de-arvores_1641

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post