Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




tapete-persa

Conhecido como tapete-persa, esta é uma suculenta rara, originária da África. As flores, notáveis, lembram um tapete persa.

A Edhitcolea Grandis é uma suculenta muito apreciada por colecionadores, pela extrema beleza de suas flores, popularmente conhecida como tapete persa.

É uma planta suculenta com hastes perenes, ricamente ramificadas, sem folhas, com um diâmetro de 2 a 4 cm e até 30 cm de comprimento As hastes glabras são 4 ou 5 anguladas e armadas com dentes pontiagudos e duros ou tubércules regularmente posicionados. A cor base da planta varia de verde a vermelho com manchas acastanhadas.

As flores bissexuais têm 8 a 13 cm de diâmetro e são formadas perto do ápice dos ramos. A flor consiste de uma corola externa com 5 lóbulos (pétalas) de corola, que se fundem a meio caminho do centro e uma corola interna relativamente pequena.

O lado externo ou traseiro da flor é amarelo a verde. O interior consiste de uma cor de base amarela pálida com um padrão roxo-avermelhado de pontos no exterior que gradualmente se tornam menores perto da coroa interna, que tem linhas avermelhadas concêntricas.

tapete-persa

Pêlos roxos e longos estão presentes na borda da aba dos lobos da corola externa. A flor é às vezes descrita como a flor do tapete persa. O cheiro de carniça das flores atrai moscas e outros insetos para a polinização.

O fruto (folículos) contém um grande número de sementes. As sementes de forma oval apresentam um tufo de pêlos (coma) para que possam se dispersar com o vento.

A variante menor baylissiana tem hastes mais ramificadas que são menores em diâmetro (1 a 1,5 cm), mais curtas (10 cm) e são frequentemente torcidas em espiral.

Distribuição
A Edithcolea Grandis é distribuída em toda a região africana, é  encontrada em regiões secas e áridas. Às vezes em pleno sol, mas principalmente parcialmente sombreado por rochas e vegetação arbustiva.

Edithcolea Grandis

Curiosidades
Estas plantas são polinizados por moscas (polinização myiophilous). As moscas são atraídas por estímulos olfativos, imitando estrume ou matéria orgânica em decomposição (zoogênica ou fitogênica), juntamente com coloração mimética e, às vezes, esculturas miméticas.

O néctar está presente. O néctar serve principalmente como atrativo óptico, causando efeitos de brilho e como guia de visitantes. No entanto, o néctar obviamente também é uma recompensa.

No processo de polinização, as moscas só carregam polinários nas partes distais da probóscide, nunca nas pernas. Os espectros polinizadores são similares entre flores em habitat e cultivadas.

cacto

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post