Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Euphorbia obesa1

Não é novidade para ninguém que, em cada canto do mundo, há uma grande variedade de plantas, animais, relevos, rios, enfim. Nem sempre, um país apresenta a mesma geografia em todo o lugar.

O Brasil é um grande exemplo disso: o norte, repleto de florestas por conta da Floresta Amazônica; o sudeste, rodeado de montanhas (principalmente entre o Sul de Minas e o interior de São Paulo) e o centro do país, que é tomado por um grande planalto mostra apenas uma pequena fração de como a geografia do nosso país é complexa.

Em se tratando das plantas, é bastante comum nos depararmos com diversos tipos de vegetais, cada um com algum tipo de característica, seja ela visual ou interna que, de uma forma ou de outra, acaba por chamar a atenção das outras pessoas.

É claro que, além de plantas muito bonitas e exuberantes, é capaz de se encontrar outras muito exóticas e, as vezes, até muito estranhas, principalmente em locais onde não se conhece muito da vida ambiental. E aqui nesse post será mostrado um pouco mais sobre a planta Beisebol, bem como algumas informações curiosas acerca dela.

planta-beisebol

A planta Beisebol
Para início de conversa, a planta beisebol tem esse nome por causa do seu formato arredondado, além de suas folhas estarem dispostas de uma maneira que fazem lembrar as costuras de uma bola de beisebol. Apesar do nome, que remete a um esporte tradicional dos Estados Unidos, a planta é originária da África do Sul.

Porém, vale a pena ressaltar que, pela sua alta procura, ela está cada dia mais ameaçada de extinção por conta da exploração desenfreada que a espécie sofre desde que foi descoberta, pelo seu excêntrico formato, amplamente utilizado em diversos tipos de decoração.

Por conta disso, leis foram lançadas na África do Sul de maneira a proibir a sua extração nas florestas nativas do país. Porém, isso não impediu que a planta fosse ser cultivada em diversos jardins espalhados por todo o mundo.

A planta Beisebol não pode ser exposta diretamente a luz solar por muito tempo, gostando de períodos com sombra, podendo chegar a até 20 cm de comprimento. Por conta disso, ela necessita de água (mas a nível moderado) durante o verão e, durante o inverno, ela pode se manter totalmente seca.

Lembre-se: ela não gosta de muita água. Apesar de o inverno ser uma estação seca, a planta beisebol consegue se dar muito bem sem os suprimento de água necessário para tal.

planta-beisebol

E se prepare também: por ser uma espécie difícil de se conseguir, justamente pelas proibições governamentais de exploração da planta, uma simples muda da planta beisebol pode ser vendida por até 100 reais.

Caso muita gente ainda não saiba, a planta beisebol faz parte da família das suculentas, plantas essas que caíram no gosto popular há alguns anos.

Elas se caracterizam por ter folhas bastante “graúdas”, a ponto de algumas conseguirem armazenar água em seu interior. Ela também é uma planta bastante resistente, raramente vindo a perecer por falta de água, por exemplo.

Antes de mais nada, é preciso saber escolher o solo ideal para que as suculentas possam ser cultivadas. É necessário para que um solo realmente forte e nutritivo para receber as suculentas as seguintes medidas: duas partes de terra já adubadas contra uma parte de areia grossa.

Euphorbia-obesa-11

Isso irá fazer com que a planta tenha boa drenagem de usa água, evitando que ela possa morrer pelo excesso dela. Essa intolerância à umidade extrema está intimamente ligada com o fato de que as raízes da suculenta podem acabar apodrecendo, fazendo que ela morra.

Agora, uma coisa é certa: é necessário que ela seja regada sim, já que nenhuma planta sobrevive sem água. Porém, as doses de água devem ser bastante moderadas, devendo ser feitas somente quando o substrato se mostrar seco o suficiente para poder justificar a rega.

E, além disso, a água deve ser depositada diretamente nesse substrato, já que quando a água é colocada em suas folhas, essas podem se acumular e, dessa maneira, virar um foco fácil para o mosquito da dengue, além de não ser efetivo nutricionalmente para a planta.

Essas plantas têm uma necessidade ímpar: precisam de muita, mas muita luz. Por causa disso, elas sobrevivem muito bem em tempo aberto com incidência solar a todo o momento.

Porém, você já deve ter percebido que a suculenta também pode ser criada nas áreas internas, não é verdade? Isso se aplica. Porém, é necessário que o ambiente tenha uma iluminação bastante suficiente para ela.

O replantio
A suculenta é uma planta que pode ser replantada diversas vezes, sendo uma das maneiras mais simples  para poder fazer isso: quando uma folha se solta do substrato, ela pode ser “replantada”.

No caso, basta apenas colocá-la sob o solo que ela dará conta de criar uma nova raiz e, a partir daí, uma nova suculenta estará se desenvolvendo. Os criadores dessa planta dizem que quando isso acontece, ou seja, de muitas folhas se soltarem das suculentas, costumam fazer um “berçário”, ou seja, diversas suculentas que podem vir a nascer.

queda dagua

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post