Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Hylocereus undatus

Pitaia ou Pitaya é o nome dado ao fruto de várias espécies de cactos epífitos, principalmente do Mandacarú nativo da Caatinga nordestina, é nativa do México, América Central e da América do Sul.

O termo pitaia significa fruta escamosa ou fruta do dragão assim denominada pela semelhança com as escamas características da figura do dragão.

É uma cactácea de ciclo de vida perene, com raízes fibrosas e numerosas. Possui raízes aéreas das quais faz uso para fixar-se no solo ou em alguma superfície, além de serem utilizadas para a obtenção de nutrientes. Produz uma grande quantidade de ramos divididos em artículos.

Só começa a florir após o terceiro ano e desde que cultivada em condições adequadas. A floração dura de finais da Primavera até princípios do Outono, sendo mais intensa em pleno Verão. As flores só desabrocham quando começa a anoitecer, permanecendo abertas até começar a nascer o sol.

Como a planta só floresce pela noite. são também chamadas de Flor-da-Noite ou Dama da Lua.

Hylocereus-Undatus

Hylocereus polyrhizus

Selenicereus megalanthus

Existem três variedades, todas com a pele folhosa, são elas: Hylocereus undatus, branca por dentro com pele rosa. Hylocereus polyrhizus, vermelha por dentro com pele rosa e Selenicereus megalanthus, branca por dentro com pele amarela.

Hylocereus__l

É considerado por muitos como uma fruta exótica e seu sabor é leve, adoçicado e de textura cremosa.

No paisagismo pode ser utilizada em vasos como trepadeira. Devido às grandes dimensões que pode alcançar é mais apropriada para o plantio no solo, junto a uma superfície na qual as raízes aéreas possam agarrar-se. É ideal para jardins de pedra e também pode ser plantada junto a uma árvore na qual possa enramar-se.

Cultivo
Suporta temperaturas 18 à 38º C. Tem crescimento e produção avantajada quando o fluxo de luz fica entre 7 à 10 h diárias e a temperatura noturna fique em 6 à 7º C mais baixa do que a temperatura diurna.

Selenicereus megalanthus

O solo para seu cultivo deve ser leve com uma mistura de uma parte de terra de jardim uma de composto orgânico e duas de areia. As regas devem ser espaçadas, pois o excesso de água pode apodrecer a planta. Só deve ser regada quando o solo estiver seco na superfície. Quando plantada em vaso, convém ser replantada de 3 em 3 anos.

A reprodução pode ser feita por estaquia dos caules ou por sementes. O método mais prático é por estaquia.

chuva-5

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. Excelente material informativo. Obrigado.

Comente sobre o post