Cacto-macarrão – (Ripsális) - PlantaSonya - O seu blog sobre cultivo de plantas e flores
Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




rhipsalis

Nome popular: Cacto-macarrão; Ripsális.
Nome científico: Rhipsalis baccifera.
Origem: EUA até Argentina, África, Madagascar e Ásia Tropical.

É um tipo de cacto epífito, constituída de diversos ramos cilíndricos pendentes, Por ser epífita, ela não prejudica a planta que a hospeda. Não possui contato com o solo, vivendo por sobre o tronco das árvores. Não possui folhas como seus parentes das áreas secas, além disso, ocupam um micro ambiente (o tronco das árvores) onde a água não permanece durante muito tempo, devido à alta aeração. Possui ampla floração na primavera-verão, que geram pequenos frutos que atraem uma ampla gama de pássaros que deles se alimentam.

rhipsalis

Originária da América do Sul e Central, Ásia, Oriente e na África Ocidental, de Madagascar, Ceilão, a Rhipsalis pertence a um grande grupo de plantas ornamentais, incluindo várias espécies florestais de epífitas. Produzem muitos galhos sem espinhos, pendurado em geral, formado por segmentos, às vezes com raízes aéreas presentes. Apresentam pequenas flores ao longo do caule delgado, entre o Inverno e a Primavera.

É cultivada em placas de fibra de coco ou em vasos. O substrato ideal é os com fórmulas férteis ou composto usado em orquídeas, sempre à meia-sombra. A localização ideal para o cultivo e sob a copa de uma árvore.

A planta é resistente a baixas temperaturas, podendo ser plantada em regiões não tropicais.

Multiplica-se facilmente por sementes, estacas e divisão de touceiras.

Nunca deixe secar o substrato. No Verão, água regularmente a cada duas semanas, no Inverno manter o substrato moderadamente úmido.

Algumas espécies apresentam crescimento lento, alguns rápidos, outros entram no seu período vegetativo no Outono / Inverno. Aprecia a alta umidade e, portanto, devem ser muito pulverizados durante o período de crescimento.
A Rhipsalis é uma planta tóxica, por este motivo devemos ter cuidado com s crianças e os animais.

Dica de um vasinho que você mesmo pode fazer. Anote o material:
- 1 placa de fibra de coco;
- 1 vaso de fibra de coco redondo cortado ao meio;
- Fio de eletricidade;
- Alicate;
- 1 pá pequena

Monte o vasinho fixando o vaso de fibra de coco cortado pela metade na placa de fibra de coco. Use o fio. Fure o vaso de fibra de coco com o próprio fio e prenda na parte de trás da placa. Faça isso dos dois lados.
Torça bastante o fio para prender com firmeza. Corte a sobra de arame e bata para esconder. Com o mesmo fio, faça uma alça.
Retire uma muda de Ripsalis com a pazinha, com cuidado. Ela deve encaixar no vaso de fibra de coco. Se sobrar algum espaço por menor que seja, você pode completar com pó de fibra de coco ou composto vegetal que são vendidos em floriculturas, lojas especializadas em jardinagem e até em supermercados.

A outra dica é pegar um toco de árvore ou de qualquer planta, desde que seja um pouco grosso e fazer buraquinhos com uma ferramenta de jardinagem. Ai é só colocar a rhipsalis nos buracos, mas com muita delicadeza, coloque uma alça feita com arame ou o que desejar e pendure.

30

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



7 Responses

  1. Oi! comprei duas mudas de ripsalis e gostaria de fazer novas mudas, como faço para prende-la em uma placa de xaxim, tenho que colocar em vaso?

  2. #2
    Marcia 
    Friday, 5. March 2010

    Olá! Seu blog é fantástico! Estou gostando demais dele!
    Sobre a ripsalis tenho uma pergunta: consegui uma muda linda, com frutinhos cor-de-rosa. Como não conhecia a planta, coloquei num vaso junto com outras suculentas para ver se iria “pegar”. Ela está lá, há meses, e não secou. No entanto, acho que pouco a pouco ela está ficando com o verde muito mais claro do que quando plantei, e também me parece estar com o caule mais fino. O que pode estar errado? Ela não pode ficar na terra? Qual a medida de sol? Precisa ser um vaso individual?

  3. #3
    Francisco Araujo 
    Monday, 25. October 2010

    Onde posso encontrar mudas de ripsalis pérola verde.

  4. Tenho uma ripsalis a muito tempo e agora apareceram umas coisinhas brancas parecendo algodão por toda parte. Como posso tratá-la para que isso acabe?

  5. ola tudo bem queria pedir a voçes se é possivel postar um tutorial ou videos de como reprodusir sementes de orquideas em vitro de uma forma caseira tem algumas coisas na web mais e muito complicado des de ja agradeço

  6. Olá Adorei seu blog! Parabéns pelo capricho! abraços Miriam – Bragança Paulista.

  7. ola, será que existe alguma frutinha dessa planta que pode ser comestivel?

    parabens pelo blog, muito bom!

Comente sobre o post