Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




amarilis branca

A amarílis é uma planta herbácea e florífera adorada por todo mundo. Ela é originária do cruzamento de duas plantas diferentes. Foram os holandeses os principais responsáveis pelo seu melhoramento, criando esta classe de híbridas que faz tanto sucesso.

No entanto, a amarílis tem o problema de que quando floresce, costuma ser apenas uma vez por ano, as vezes pode ser até duas mas ainda assim é pouco tempo para apreciar estas flores que podem chegar a ter até 10 cm de largura.

Mas existe uma forma de fazer com que elas floresçam novamente. Vamos ver isso logo abaixo.

Quando a floração chega a seu fim remova as flores quando elas murcharem. Corte as hastes a 2,5 cm acima do bulbo, mas não remova as folhas. Pode ser que a seiva escorra através do corte, mas isso para logo em seguida.

Deixe o bulbo do amarílis num local seco, escuro e fresco para que ele possa descansar. O local ideal é dentro de um saco de papel (como os de padaria, usados para colocar pão) escuro, este saco pode ficar dentro da gaveta de legumes da geladeira. Neste estado as folhas vão começar a murchar e cair, o bulbo ficará intacto.

Espere entre oito e doze semanas, após isso, retire o bulbo da geladeira, do saco e plante-o. O local deve possuir terra fértil, boa fluidez de água e uma boa incidência solar para que o amarílis volte a florescer.

amarílis vermelha

Em casos de inverno rigoroso
O amarílis deve permanecer dentro de casa e protegido de geadas durante o inverno. Mantenha o bulbo sempre úmido mas nunca encharcado demais. Adicione substrato, fertilizantes ou adubos orgânicos na mistura da terra do amarílis. Leve-o para fora quando o risco de geada estiver cessado.

Geralmente, este método funciona muito bem para que ela floresça novamente, mas você também pode usar métodos de multiplicação para não ter que esperar tantas semanas para que ela possa florescer novamente.

Coloque o bulbo dentro de um vaso, em um lugar ensolarado e regue-o com frequência. As folhas vão continuar a crescer e se desenvolver. Adube a planta com fertilizante caseiro solúvel em água a cada mês e continue molhando-a para manter o solo úmido.

Coloque o vaso em uma área exterior, que receba a luz solar filtrada depois do perigo da geada passar. Cave um buraco grande o suficiente para afundar o pote no chão até a borda. As folhas podem cair e esbranquiçar, mas isso é normal.

Folhas novas deverão crescer mais tarde. Mantenha a terra úmida durante o verão e continue usando o fertilizante a cada duas semanas, atentando-se às instruções da embalagem. O bulbo deverá ficar maior.

Amarílis_1

Molhe a planta com menos frequência à medida que o tempo frio se aproximar. Faça isso gradualmente para reduzir as chances de causar um choque à planta. As folhas devem começar a morrer neste ponto.

Traga o vaso para dentro e coloque-o em uma área escura e fria, de 10°C a 15°C, e pare completamente de molhá-la. Quando as folhas secarem, remova as que estiverem próximas ao bulbo.

A amarílis demora seis semanas para florescer a partir de quando for replantada, então, espere até o meio de outubro para fazê-lo, assim ela florescerá próximo ao feriado de Natal. O período de descanso deve ser de no mínimo seis semanas.

Encha o novo vaso com uma parte de terra para vaso, uma parte de turfa e uma parte de vermiculita. Remova o bulbo do vaso antigo e enterre-o entre 1/2 e 1/3 do recipiente novo. Coloque-o em uma área quente e ensolarada, lembrando-se de sempre manter o solo úmido. Em pouco tempo o bulbo deve crescer e florescer.

Dicas
*
Depois que a planta terminar de dar flor, coloque-a em uma janela em direção ao sul até que chegue o verão, para ter melhores resultados.

* Pequenos bulbos laterais podem se desenvolver ao longo do verão. Plante-os em um vaso. Eles não vão florescer no primeiro ano, mas podem dar flores em dois ou três anos, se você realizar o mesmo processo feito com a planta adulta.

amarílis
Aviso
*
Use vasos de cerâmica para bulbos de amarílis. Essas plantas têm o estrato superior pesado e os vasos de cerâmica não viram tão fácil quanto os de plástico.

*Não enterre o bulbo muito fundo no vaso, se não ele não irá crescer.

O que você precisa
Fertilizante doméstico
Espátula
Terra para vasos
Turfa
Vermiculita

mar

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. Adorei o seu blog!
    Tanta coisa legal para ler!
    ^^

Comente sobre o post