Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




tulipa

As tulipas são plantas bulbosas pertencentes à família da ‘Liliaceae’ que, na maioria de suas espécies, apresenta uma flor orientada para cima e composta de pétalas fechadas simulando a forma de um coração invertido.

Graças à sua beleza e intensidade da cor de suas flores são ideais para enfeitar seu jardim ou varanda, além disso são bastante simples de cultivar e cuidar, temos também que saber quando como e plantar tulipas.

As tulipas germinam em flores bem erguidas e caules alongados e florescem desde o início até a metade da primavera. É por isso que a melhor época para plantar tulipas é no final do outono. Nas regiões de estações menos definidas, pode-se simular o frio com vários truques para que a tulipa possa florir na primavera.

bulbo de tulipa

Plantar tulipas é um processo bastante simples que deve ser realizado semeando seus bulbos, seja no solo do jardim ou nos vasos. É importante manter os bulbos em um lugar fresco e não expor diretamente ao sol até que sejam plantados.

Estas plantas resistem bem ao frio e às temperaturas baixas, mas também são muito sensíveis ao calor. Portanto, é conveniente considerar a temperatura do solo na hora de plantar tulipas.

A temperatura ideal situa-se entre 13 e 16ºC, mantendo em todo momento um nível elevado de umidade que não supere nunca 85% e tentando que não fique encharcado, pois neste caso os bulbos poderiam apodrecer. São preferíveis os lugares com meia sombra e pouca luz solar direta.

Antes de plantar tulipas você deve saber que é necessário preparar o solo, que deve estar bem fofo. Em caso de semear os bulbos no jardim, enterre com a ponta para cima a 15 cm de profundidade e com uma distância mínima de 10 cm entre os diferentes bulbos.

tulipas-espaço

Por outro lado, os vasos devem ser suficientemente grandes para que as tulipas tenham bastante espaço e os bulbos possam ser semeados sobre 5 cm de terra e continuar cobrindo até chegar na beirada.

Depois de plantar as tulipas é importante conhecer algumas recomendações para seu cuidado, assim crescerão sadias e lindas.

Recomendações
* Para prolongar a época de floração das tulipas, plante diversas variedades de plantas com diferentes épocas de floração. As tulipas florescem no início da primavera, a meio da temporada e no final. Escolha várias que floresçam sucessivamente para obter uma impressionante exibição de cor.

* Fertilize as tulipas estabelecidas na primavera antes da floração. Fertilize de novo no outono, conforme desejado.

* Não corte de novo as folhas depois da floração. O período de tempo depois da floração, é quando as tulipas usam a energia para criar fortes focos de proliferação para o próximo ano.

tulipa roxa

Replantio dos bulbos
1. Para replantar os bulbos da tulipa, é preciso cortar a flor e remover suas folhas logo que ela murchar.
2. Limpe os bulbos com uma escova ou um pano, e mantenha-os em local fresco e arejado por cerca de 3 meses, sem receber umidade.
3. Plante os bulbos em um vaso com terra vegetal umedecida.
4. Cubra o recipiente com plástico e coloque-o para congelar durante 6 meses, em temperatura variando de 2 a 5°C.
5. Em seguida, coloque o vaso em lugar com boa luminosidade por 2 meses – lembrando de deixar a terra sempre úmida.
6. Embrulhe o vaso com plástico outra vez e leve-o ao congelador por mais 6 meses.
7. Depois disso, basta retirar o vaso do congelamento e deixá-lo em local iluminado. A flor surgirá em torno de 1 mês.

brisa

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. Olá
    Minha filha trouxe da Holanda bulbos de tulipas para plantar
    Tenho conservado os mesmos na geladeira.
    Gostaria de plantá-las agora, eu pergunto: a época é propícia
    para o plantio? ou devo conservá-las na geladeira até o próximo outono?

Comente sobre o post